Vendas no comércio crescem com inverno e promoções

O frio e as promoções salvaram as vendas do comércio na primeira quinzena deste mês. De acordo com levantamento divulgado hoje (16) pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), as consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), termômetro das vendas a prazo, cresceram 12,5% em relação à primeira quinzena de julho de 2001 e 5,7% na comparação com o mês passado. As vendas à vista ou com o uso de cheques pré-datados, medidas pelas chamadas ao UseCheque, ficaram 19% maiores do que em igual período do ano passao e 1,2% acima de junho.

O presidente da ACSP, Alencar Burti, pondera, no entanto  que houve um dia útil a mais nesta quinzena em relação ao ano passado, o que inflou o resultado. Usando-se a média diária de consultas, o aumento foi de 3,1% nas vendas a prazo e de 9,1% nos negócios à vista. Burti atribui a melhora nas vendas com o uso de cheque à queda de temperatura em São Paulo, que fez aumentar a procura por roupas de inverno. No caso do crediário, parte do bom desempenho é creditado à base de comparação fraca, já que as vendas de bens de consumo duráveis despencaram em junho de 2001, por causa do racionamento de energia elétrica.

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