economia

UE aprova plano de liquidez para MPS e estende apoio a outros bancos

A Comissão Europeia autorizou nesta quinta-feira a Itália a utilizar garantias governamentais para fornecer liquidez ao Paschi di Siena (MPS) e permitiu que o governo em Roma continue provendo liquidez para as outras instituições locais por mais seis meses.

As medidas servem para assegurar que os bancos não tenham dificuldade em financiar suas operações e que o acesso aos depósitos continue disponível.

O braço executivo da União Europeia havia permitido que a Itália criasse uma estrutura de apoio aos bancos locais em junho. O programa, que tem um teto de 150 bilhões de euros, será agora mantido até 30 de junho de 2017.

No entanto, sob as regras europeia,s bancos com problemas de capital não podem se beneficiar de esquemas amplos de liquidez. A Comissão precisa, assim, aprovar caso a caso.

“A Itália pediu à Comissão que autorize o apoio ao Monte dei Paschi di Siena em caso de emergência. A Comissão aprovou isto separadamente, em linha com as regras da UE para o setor”, afirmou o órgão, em um comunicado.

O governo italiano pede separadamente a aprovação da comissão para uma recapitalização preventiva do Monte dei Paschi. Na semana passada, o governo italiano aprovou a criação de Um fundo de 20 bilhões de euros para ajudar os bancos em dificuldade do país. A maior fatia deve ser destinada ao Monte dei Paschi. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo