TED a partir de R$ 5 mil

A partir da próxima segunda-feira, o novo Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB) permitirá aos clientes pessoas físicas e jurídicas remeterem, de um banco para outro, via Transferência Eletrônica Disponível (TED), valores iguais ou superiores a R$ 5 mil, com o objetivo de efetuar pagamentos, aplicações ou para outras finalidades. A TED garante transferências, no mesmo dia, de qualquer ponto do País, de forma mais rápida, econômica e segura, possibilitando aos bancos e empresas terem maior controle sobre seus fluxos de caixa, o que reduz os riscos das transações financeiras e do sistema como um todo.

A TED é mais uma opção para o usuário, que poderá continuar utilizando cheques, DOCs e cartões para pagamentos e transferências de valores. Mas, ao permitir realizar transferências, no mesmo dia, terá a vantagem da rapidez sobre os demais instrumentos, que têm prazos de compensação ou de processamento de um dia útil, no mínimo.

Para o destinatário da Transferência Eletrônica Disponível (TED), outro benefício importante é a segurança, já que a operação é irreversível, ou seja, não pode ser sustada e só se realiza com recursos efetivamente disponíveis na conta do remetente – não existe, portanto, a possibilidade de uma TED sem fundos. Os bancos poderão disponibilizar a TED para os clientes nas agências bancárias, pelo Internet banking, por telefone e nos postos eletrônicos de auto-atendimento (ATM). Acessível a pessoas físicas e jurídicas, a TED será utilizada principalmente pelas médias e grandes empresas.

Para implantar o novo SPB, o Banco Central (BC) desenvolveu o Sistema de Transferência de Reservas (STR) e as instituições financeiras investiram na implantação de uma rede de comunicação de dados, de câmaras de liquidação e na criação e adaptação de milhares de programas para integrá-los aos sistemas desenvolvidos especificamente para o SPB. Foi um esforço gigantesco do sistema bancário e do Banco Central, para que o País tivesse um dos sistemas de pagamentos mais avançados do mundo.

Voltar ao topo