Tecpar vai certificar em telecomunicações

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), ligado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, recebeu autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para emitir certificação na área de telecomunicações.

O Tecpar é a primeira empresa da Região Sul a exercer as funções de Organismo de Certificação Designado (OCD) da Anatel. Além do instituto paranaense, apenas mais nove empresas no Brasil fazem este tipo de certificação. “Este convênio é mais uma comprovação do altíssimo nível do trabalho feito no Instituto de Tecnologia do Paraná”, diz o presidente do Tecpar, Mauro Nagashima.

Desde 2001, todos os fornecedores de equipamentos de telecomunicações devem encaminhar seus produtos a um dos OCDs designados pela Anatel para avaliação de conformidade antes de serem disponibilizados para o mercado. A partir daí, os equipamentos são enviados para laboratórios, avaliados e aceitos nos sistemas de certificação da Anatel, para a realização dos testes. Para finalizar o processo, o OCD emite um certificado que, posteriormente, é homologado pela Agência para que os novos produtos tenham permissão de comercialização e uso no Brasil.

Com a autorização, o Tecpar está habilitado a auxiliar a Anatel na condução do processo de certificação. “O credenciamento de OCDs é de importância fundamental porque dá mais garantias aos nossos produtos e cria uma cultura e uma política tecnológica no Brasil”, disse Jarbas Valente, superintendente da Anatel.

Os produtos

Entre os produtos que podem receber a certificação do Tecpar estão Centrais Privadas de Comutação Telefônica, Amplificador de Potência (exceto para estação terrena), Acumuladores de Energia (bateria), Equipamentos Terminais (exceto ETAs, modems, CPCTs e telefones), Antenas, Cabos Telefônicos para o STFC, Modems Equipamentos (não radiodifusão), Centrais de Comutação, Telefones (serviço fixo), Equipamentos de Radiação Restrita, Conectores e Telefones (serviços fixo e móvel).

Voltar ao topo