Supermercados unidos para comprar barato

Emília Seguro, proprietária do Supermercado Geada, em Campo Largo, reuniu-se com mais nove empresários do ramo da região há cinco meses. Com ações conjuntas, orientadas pelo Sebrae, o núcleo supermercadista já conseguiu uma redução de 10% nos valores de alguns produtos, ao negociar diretamente com os fornecedores. Além disso, ela sentiu um aumento de 15% nas vendas de todos os mercados.

Esse é apenas mais um dos inúmeros bem sucedidos núcleos formados através do Projeto Empreender, parceria entre o Sebrae e a Federação das Associações Comerciais, Industriais e Agropecuárias do Paraná (Faciap). O projeto, que existe há três anos, teve na última quarta-feira a assinatura de sua renovação e ampliação. Agora a assistência técnica do Sebrae será disponibilizada a mais 64 municípios.

O presidente da Faciap, Ardisson Naim Akel, explicou que as primeiras 37 cidades beneficiadas pelo projeto entrarão num segundo estágio, onde as próprias associações comerciais receberão apoio técnico do Sebrae. “As associações cresceram devido à criação dos núcleos. Portanto, elas próprias terão que se desenvolver melhor, com planejamento estratégico, treinamento de funcionários e reorganização na administração”, disse Akel. Ele explicou que os outros municípios receberão assistência para a organização e formação de núcleos. Hoje, dos 399 municípios paranaenses, 277 têm associações comerciais. Os núcleos já existem em 101 cidades.

Devido a essa abrangência, a Faciap foi escolhida como parceira pelo Sebrae. “Até 2006 pretendemos levar o projeto para todas as associações do Estado”, prometeu Akel.

Para o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae, José Carlos Gomes de Carvalho, o pequeno e microempresário são os grandes geradores de fatores positivos para a economia do País no futuro. “Nos Estados Unidos, por exemplo, 73% da economia é baseada na pequena e média empresa. No Brasil, esse índice é algo perto de 30%. Temos que encarar isso como uma oportunidade para crescer”, afirmou Carvalho.

Dando certo

Um dos primeiros municípios a formar esse tipo de parceria é o de Campo Largo, Região Metropolitana de Curitiba. O presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária da cidade, Marco Aurélio Stroppa, explicou que o município já tem quatro núcleos formados e que vêm dando bons resultados. “Temos núcleos supermercadista, de oficinas mecânicas, de material de construção e de moveleiros. Esse projeto fortalece a imagem e o bons resultados obtidos quando se trabalha em equipe”, disse Stroppa.

Roberto Schlagenhaufer, dono da Auto Elétrica Vigandi, é um dos integrantes do núcleo de oficinas mecânicas de Campo Largo. Ele afirmou que a idéia do grupo, que hoje conta com sete empresas, é mostrar que a cidade pode oferecer um serviço de nível técnico qualificado. “Queremos mostrar que os nossos clientes não precisam ir até Curitiba para ser atendidos com qualidade”, salientou.

Voltar ao topo