Sindicatos debatem autogestão de fábrica de botões

O grupo que está discutindo a situação da indústria de botões Diamantina Fossanese, sob intervenção judicial desde abril, reúne-se hoje, às 14h, na sede da empresa, em Curitiba. Coordenado pela Delegacia Regional do Trabalho, o grupo foi formado para colaborar na agilização do novo regime de gestão da indústria, hoje administrada por um conselho de representantes dos seus 165 funcionários. “É muito importante ouvir as impressões dos trabalhadores, que estão vivenciando a experiência de autogestão”, disse o delegado regional do Trabalho, Geraldo Serathiuk, que está coordenando as reuniões.

A primeira reunião aconteceu no final da semana passada, na Delegacia Regional do Trabalho (DRT). Também participaram representantes do Plano Nacional de Recuperação de Empresas pelos Trabalhadores em Autogestão (Plantag) do Ministério do Trabalho e Emprego, BRDE, ADS/CUT, Senai, Universidade Federal do Paraná, Secretaria do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Trabalho, Agência de Fomento, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Vestuário e Conselho Gestor da empresa. Essas entidades deverão estar presentes na próxima reunião.

Na ocasião, foi apresentado aos participantes o termo de referência do Plantag. O objetivo do plano é desenvolver uma política nacional para recuperação de empresas em crise ou situação falimentar, pelos próprios trabalhadores, em regime de autogestão. Para isso, prevê o mapeamento das empresas em crise e também das que tenham sido recuperadas a partir da intervenção dos empregados. As primeiras experiências nessas circunstâncias datam do século XIX, mas, no Brasil, ainda são recentes. Os primeiros casos datam da década de 90.

Voltar ao topo