Seguradoras de saúde darão o menor reajuste

Um dos principais reajustes de tarifas que deve afetar os índices de preço ao consumidor deste mês, o dos planos e seguros de saúde, deverá ser um pouco menor que o esperado. Isso porque, apesar de o governo ter autorizado dois níveis de reajuste anual para os planos e seguros de saúde individuais, as 13 seguradoras do setor optaram pelo menor nível de reajuste, segundo o diretor-executivo da Federação Nacional de Seguros (Fenaseg), Horácio Cata Preta.

De acordo com ele, todas as seguradoras escolheram o porcentual mais baixo, de 7,69% , porque quem escolhesse o mais alto, de 9,39%, teria de reajustar os valores das consultas médicas em 20%. ?Como é mais econômico não cobrar 1,07% a mais que dar 20% de reajuste nas consultas, todas optaram pelo reajuste mais baixo?, afirmou Cata Preta.

Segundo o diretor-executivo da Fenaseg, a alta do dólar aumentou os custos das empresas de seguro de saúde no ano passado entre 10% e 15%, mais que o teto do reajuste permitido. ?Este ano, como a alta do dólar está maior, o impacto será maior também?, afirmou. A alta do dólar afeta as empresas do setor pelo encarecimento dos serviços médicos.

Voltar ao topo