Renda do paranaense cresceu 20,31%

Entre 1994 e 2001, a renda per capita dos paranaenses cresceu de forma mais acelerada que a nacional, ultrapassando a média brasileira. Em sete anos, o indicador apresentou uma evolução real (descontada a inflação) de 20,3% no Estado, o que significou um salto de R$ 6.743,00 para R$ 8.115,00. No País, a renda per capita teve crescimento de apenas 7,1%, subindo de R$ 6.397,00 para R$ 6.850,00.

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Ingo Hübert, este dado revela o acerto da política de diversificação produtiva desenvolvida pelo governo estadual a partir de 1995. “Foram instaladas no Paraná 600 indústrias, num investimento que chega a R$ 30 bilhões”, informa ele.

A renda per capita é obtida pelo cociente entre a produção de bens e serviços e a população. Entre 1994 e 2001, o Produto Interno Bruto (PIB) estadual cresceu 31,5%, passando de R$ 59,3 bilhões para R$ 78 bilhões. No período, a população do Estado aumentou 9,1%, saindo de 8,8 milhões para 9,6 milhões de pessoas.

No mesmo período, o PIB brasileiro teve crescimento de 18,3%, passando de R$ 1,002 trilhão para R$ 1,185 trilhão. Ao mesmo tempo, a população brasileira aumentava de 157 milhões para 173 milhões de habitantes.

Diferenciais

O secretário da Fazenda explica que foram quatro os fatores de atração das novas indústrias: a política eficiente de divulgação implementada pelo governo Jaime Lerner, a qualidade da mão-de-obra, a qualidade de vida nas cidades paranaenses e o amplo investimento na infra-estrutura (estradas, portos, e aeroportos).

O setor portuário é um exemplo do que ocorreu no Paraná. Nos últimos oito anos, governo e iniciativa privada investiram cerca de R$ 500 milhões em Paranaguá e Antonina. Com isso, a capacidade de movimentação de granel no primeiro, que era de 2 mil toneladas/hora, triplicou: hoje é de 6 mil toneladas/hora.

O Terminal de Contêineres, que movimentava 140 mil TEU?s em 1998, hoje movimenta 257,5 mil TEU?s (+84%), devendo chegar a 280 mil até o final do ano (+100%).

Ano passado, o porto movimentou 80 mil veículos. Do pólo automotivo paranaense um dos maiores do País saíram 59 mil unidades, exportadas para os Estados Unidos, México e Canadá. Em Antonina, o investimento de R$ 178 milhões está reativando a economia de toda a cidade.

O secretário da Fazenda avalia que a qualidade de vida oferecida pelas cidades paranaenses é outro importante diferencial a favor do Estado.

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