Paraná sedia evento de oportunidades para a juventude rural

A cidade de Iretama, na região Norte do Paraná, será sede do 1º Seminário da Juventude Rural da América Latina, de 29 de julho a 1º de agosto. O evento foi idealizado pelo Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (Iidac), organização da sociedade civil de interesse público (oscip), e Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que desenvolvem o projeto Rede Jovem de Protagonismo Rural (RJPR). O seminário será realizado pelos dois institutos em parceria com a Assembléia Mundial de Jovens (WAY ? World Assembly of Youth) e Associação dos Municípios do Paraná (AMPR).

O evento contará com a participação de 250 representantes de órgãos governamentais e não governamentais, além de instituições de ensino superior, do Brasil e de países da América Latina e Caribe. De acordo com Gilson Scharnik, diretor executivo do Iidac, os participantes do evento representam instituições que realizam ou pretendem realizar atividades com a juventude rural. Para o diretor executivo da oscip, o seminário tem o objetivo de “mostrar como vive a juventude rural de cada região brasileira e dos países representados, o que pensa, faz e o que quer e espera do futuro”.

Entre os assuntos pautados estão a qualidade de vida e as oportunidades da juventude rural, que serão discutidos por meio de temas relacionados ao desenvolvimento, cooperativismo, perspectivas sociais, educação, empregabilidade e formação profissional, comércio rural e protagonismo. “Discutir questões como educação e emprego no campo, dois dos principais motivos que fazem o jovem deixar o meio rural e optar pela vida na cidade, são importantes à medida que servem de incentivo para que o jovem se sinta à vontade e consiga vislumbrar o futuro sem precisar sair do lugar de origem”, aponta o representante do Iidac.

Para Scharnik, o jovem do campo precisa de oportunidades para se sentir motivado a permanecer no lugar em que vive, independente da região ou país. “Apresentar alternativas e oportunidades nas áreas de educação, trabalho, saúde, lazer e tecnologia, além de despertar o senso de responsabilidade social, também podem contribuir para melhorar a auto-estima destes jovens, que muitas vezes vivem discriminados no meio rural”, salienta. “A troca de experiências proporcionada pelo seminário servirá, principalmente, para conhecer o que já está sendo feito e servir de inspiração a ações que ainda podem ser realizadas”, confia Scharnik.

O 1º Seminário da Juventude Rural da América Latina conta com o apoio do Instituto Interamericano de Cooperação da Agricultura (Iica) ? segmento da Organização dos Estados Americanos (OEA) -, a Organização Internacional do Trabalho (Oit), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (Fao), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Voluntários das Nações Unidas (VNU), Fórum Latino Americano de Juventude (Flaj), além de instituições nacionais de ensino superior.

Paralelamente ao evento acontece o 2º Diálogo da Juventude Rural da América Latina. A programação do seminário também inclui uma visita de campo ao assentamento rural de Águas de Jurema, cujos jovens são assistidos pela RJPR, além dos painéis de conferência. Durante um fórum de debates será escrita, ainda, a Carta da Juventude Rural para os Jovens da América Latina e Caribe. O documento apontará o que os jovens do meio rural podem fazer em conjunto com entidades governamentais, não governamentais e internacionais para melhorar a condição de vida e desenvolver as a região em que vivem. A carta apresentará, ainda, propostas de atividades discutidas durante o seminário e que podem ser destinados à população jovem moradora do meio rural.

Além dos estados brasileiros, já confirmaram presença representantes da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai, Venezuela, Panamá, Jamaica, República Dominicana, México, Guatemala e Espanha.

Iidac
O Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania (Iidac), é uma organização da sociedade civil de interesse público (oscip), sediada em Curitiba. O instituto trabalha para a promoção do desenvolvimento humano sustentável desde 1998, tendo como foco principal de atuação a juventude. O Iidac é reconhecido pelos principais agentes de desenvolvimento internacional, entre eles a Onu, OEA e União Européia, além dos principais conselhos de juventude mundial.

Seminário da Juventude Rural da América Latina (

www.seminariobrasil.8m.com)

Voltar ao topo