OMC fiscaliza o comércio brasileiro

Genebra

– A Organização Mundial do Comércio (OMC) inicia, na próxima segunda-feira, um raio X completo da política comercial brasileira sob a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Como ocorre a cada quatro anos, a entidade avalia as leis, medidas e estruturas do comércio do País para apontar como o governo está aplicando as regras internacionais do comércio. Um grupo de economistas da entidade chegará a Brasília neste fim de semana e, até sexta-feira, promete realizar entrevistas com autoridades para avaliar as práticas comerciais do País.

Os resultados do exame serão enviados ao governo em setembro deste ano e, em novembro, o País terá de passar por uma espécie de sabatina na OMC, oportunidade que será usada por todos os governos para questionarem a política brasileira e apresentarem suas queixas. Em Genebra, especialistas passaram os últimos meses coletando decretos, leis e portarias do governo que estão influenciando o sistema comercial brasileiro.

Há quatro anos, quando a OMC fez sua última avaliação sobre o Brasil, a conclusão da revisão da política comercial do País foi de que a abertura do mercado brasileiro já era uma realidade consolidada. O obstáculo, porém, era a falta de transparência e de previsibilidade nos procedimentos burocráticos.

Voltar ao topo