Modesto, Lula aposta na “reativação gradativa”

Durante um almoço com empresários em São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se mostrou otimista com a retomada do crescimento do país, mas usou um tom mais ameno do que no encontro com os metalúrgicos do ABC na semana passada. Em vez de falar em “espetáculo do crescimento”, Lula afirmou que o país vive um momento de “reativação gradativa” da economia rumo à retomada do crescimento.

São Paulo – “A estabilidade reconquistada é o novo alicerce e sobre ele vamos construir o edifício do crescimento”, disse. Segundo o presidente, nesses primeiros meses o governo conseguiu mudar a agenda do país e mudar as condições para alcançar o crescimento. Para exemplificar essa retomada, Lula citou que o governo já deu início à redução da taxa básica de juros e que a inflação começa a dar sinais de caminhar para as metas estabelecidas. “O meu otimismo tem os pés sempre no chão e um forte censo de concreto”, afirmou.

Seu governo está assumindo todos os compromissos de campanha e os assumidos na carta ao povo brasileiro. “Não há sustos, não há mágicas, não há coelhos tirados da cartola. O que já é muito trabalho, seriedade e amor a este país”, disse. O presidente também voltou a afirmar que a reforma tributária não irá aumentar a carga tributária. “Estamos fazendo um trabalho de saneamento das contas públicas sem aumentar a carga tributária, assim como não vamos aumentar na reforma da Previdência.”

Lula participou de um almoço fechado com empresários comemorativo aos 30 anos do prêmio “Melhores e Maiores” da revista Exame. A imprensa acompanhou o evento por meio de um telão disposto numa sala dois andares abaixo do local do almoço. No evento, Lula entregou ao presidente do grupo Votorantin, Antônio Ermírio de Moraes, o prêmio de melhor empresa nos últimos 30 anos. “Duvido que no Brasil qualquer brasileiro mesmo que possa ter qualquer discordância com Antônio Ermírio não o reconheça como brasileiro preocupado com o país, com o seu desenvolvimento e com o crescimento da economia que represente maior distribuição de renda.” Vale o lembrete de que Antônio Ermírio apoiou o candidato José Serra nas últimas eleições presidenciais.

Também o ministro da Fazenda, Antonio Palocci Filho, festejou ontem, ao paticipar de solenidade na sede da Bovespa, os primeiros índices de deflação no varejo e voltou a sinalizar um novo corte nos juros básicos da economia, hoje em 26% ao ano.

“Começamos o semestre com uma inflação explosiva. Terminamos o semestre com inflação negativa. Esse é o dado fundamental do combate à inflação neste semestre. Isso é muito positivo para o Brasil, o que nos permite trabalhar com taxas de juros menores, com ampliação de crédito e crescimento sustentável, e não um crescimento com risco de inflação alta”, disse.

Voltar ao topo