Mercado aposta em nova queda do juro em abril

O mercado financeiro aposta quase que unanimemente que a taxa básica de juros da economia brasileira (Selic) terá uma nova queda de 0,25 ponto porcentual neste mês. Segundo o boletim Focus, elaborado semanalmente pelo Banco Central a partir de consultas aos agentes de mercado, os juros deverão cair para 16% ao ano na reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) na próxima semana. Se confirmada essa expectativa, o BC estará dando continuidade a sua política de fazer leves reduções na Selic, como já havia feito em março, com um corte também de 0,25 ponto.

Na ata da última reunião, os diretores afirmaram que ainda preferiam verificar o tamanho do impacto sobre os preços no varejo com a mudança na Cofins (Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social) – que deixou de ser cumulativa (cobrada em todas as fases da produção), mas teve sua alíquota aumentada de 3% para 7,6% – e com o avanço da inflação no atacado. Enquanto isso, a postura do Copom ainda seria de cautela.

Para o IPCA (índice que serve de parâmetro para as metas de inflação), o mercado espera alta de 0,43% em março. Até a semana passada, a previsão era de 0,42%. E, para todo este ano, os analistas apostam que o IPCA aponte alta de 6% nos preços, um resultado dentro da margem de erro de até 2,5 pontos percentuais para a meta de inflação de 5,5% de 2004.

PIB e balança

O mercado financeiro também manteve sua previsão de que o PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas por um país) terá crescimento de 3,50% neste ano. A estimativa é a mesma do governo federal.

Já a balança comercial deve ter, segundo os analistas, um superávit de US$ 24,24 bilhões em 2004. Até a semana passada, a previsão do mercado era a mesma do BC (US$ 24 bilhões).

Voltar ao topo