Mantega: incentivo fiscal será positivo para a inflação

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse hoje que a prorrogação das desonerações de IPI anunciada hoje terá um efeito positivo sobre a inflação. “O preço sobe quando volta o IPI. Estamos trabalhando para que a inflação não suba”, disse Mantega.

Segundo ele, o setor de caminhões não estava conseguindo atender à demanda. O ministro explicou que as pessoas sempre deixam para comprar no fim do prazo de redução de IPI. Então, para evitar aumento de preço ou cobrança de ágio, o governo decidiu prorrogar por mais seis meses (até o fim deste ano) o incentivo fiscal para que as vendas possam se distribuir de forma melhor. “O pessoal vai poder comprar com mais calma”, disse.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, destacou que as novas prorrogações mantêm o incentivo ao investimento. Ele lembrou que os veículos beneficiados são usados no transporte de mercadoria. A isenção de IPI para caminhões, tratores e reboques foi concedida em dezembro de 2008, junto com a redução do imposto para automóveis.

Mantega explicou que a retirada do incentivo para automóveis ocorreu antes porque o setor reagiu mais rapidamente, recuperando as vendas. No caso de caminhões, segundo o ministro, essa recuperação só ocorreu a partir de setembro de 2009 porque o governo agregou a redução de taxas de juros do BNDES para o financiamento de caminhões. “As vendas de caminhões só decolaram em setembro de 2009. As vendas de automóveis já estavam bombando”, explicou.

Ele lembrou que o governo já eliminou todos os incentivos para bens de consumo e manteve apenas a redução de tributos para bens de capital.

Voltar ao topo