Mantega fala em ‘uso criativo’ das reservas do País

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta sexta-feira (3) que o governo poderá fazer uso criativo das reservas internacionais do País, atualmente em cerca de US$ 207 bilhões, para dar mais liquidez ao mercado financeiro. Mantega, contudo, não detalhou quais seriam essas medidas, mas ressaltou que os leilões de venda de dólar conjugada com compra futura que o Banco Central (BC) promoveu recentemente não alteraram o nível das reservas. Em resposta a jornalistas sobre essas eventuais medidas, ele apenas respondeu: “no momento oportuno, vocês terão conhecimento”.

Durante o encontro com empresários que representam a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), na capital paulista, o ministro afirmou que o “momento atual é traumático”. “Tomaremos todas as medidas necessárias, pois o governo tem um arsenal grande. É só identificar os problemas”, reforçou.

Mantega acrescentou que o governo já vem tomando medidas para evitar a restrição da liquidez, causada pela turbulência internacional. Mas procurou acalmar os empresários, afirmando que a situação é passageira. “A crise não vai acabar logo, mas momento de estresse é passageiro.” Ele comentou ainda que o governo vem propondo novas medidas para fomentar o crédito na área de exportação.