Mantega: estamos atentos à concentração bancária

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o governo está atento ao movimento de concentração de bancos no País, mas disse que isso não é preocupante. Na avaliação de Mantega, é possível garantir a concorrência entre os bancos num mercado mais concentrado, com regulamentação adequada.

"Podemos ter competição com poucos bancos e muitos bancos. E podemos ter pouca competição, mesmo tendo um número maior de bancos. São as regras que fazem o setor ser competitivo ou não. É a regulamentação", afirmou o ministro, ao chegar ao Ministério da Fazenda.

Ele citou como regulamentação a obrigatoriedade da conta salário. Mantega destacou que há dois movimentos no mercado bancário. Primeiro, o movimento de concentração, que não é de hoje, mas nas últimas duas décadas, e um outro que é o "robustecimento" dos bancos médios.

Mantega citou que o Conselho Monetário Nacional facilitou a entrada de capital estrangeiro nos bancos médios para estimular o crescimento de instituições desse porte. "São movimentos que se completam", disse o ministro. Ele disse que é possível ter oito, dez bancos e mesmo assim garantir a concorrência. Ele destacou também como medida importante para concorrência bancária, os mecanismos de portabilidade nas contas.

Voltar ao topo