Mantega diz que trabalha para manter juro em baixa

O ministro da Fazenda, Guido Mantega afirmou que trabalha "insistentemente" para que os juros caiam. Em audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação, na Câmara dos Deputados, ele disse que a redução dos juros é importante para o aumento do crédito do País e melhoria no ambiente de negócios. "Não adianta ter crédito com juros escorchantes", afirmou, ressaltando que o tomador do crédito acaba tendo que "pagar tudo para o banqueiro".

Mantega lembrou que a elevação do crédito e a redução da taxa de juros fazem parte dos cinco eixos do Programa de Aceleração do crescimento (PAC). Ele destacou que os outros eixos são: a melhoria no ambiente de investimento; o aumento do investimento em infra-estrutura; o aperfeiçoamento do sistema tributário e medidas fiscais de longo prazo. O ministro destacou a expansão da taxa de investimento no País, ressaltando que ela já é o dobro do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Segundo Mantega, esse aumento no investimento permite a expansão da oferta da economia e dificulta processos inflacionários.

O ministro afirmou que a trajetória dos investimentos é elevada e "tende a subir mais". Ele comentou que o PAC é um plano de crescimento que há muito tempo não se via no País e disse que, como professor de economia – período do qual admite ter saudades -, sabe que não se teve até então um programa tão "robusto" de investimentos na área de saneamento e habitação. Na opinião de Mantega, é possível continuar crescendo 5% nos próximos anos para completar o mandato do presidente Lula.

Voltar ao topo