Mantega diz que, para investidor, País está “descolado” da crise

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse nesta segunda-feira (11) que, nas conversas que teve com investidores internacionais em sua última viagem ao exterior, ele percebeu que eles estão mais preocupados e pessimistas com a crise externa e sua duração nos Estados Unidos e na União Européia (UE).

Segundo o ministro, os investidores têm percebido que tem havido um descolamento do Brasil em relação à crise. "Eles estão com o cenário mais pessimista, mas, em relação ao Brasil, têm uma visão otimista", disse Mantega.

Ele afirmou que este "descolamento" do Brasil não deve alterar a chegada do grau de investimento para a economia brasileira. Mas ele acredita, por conta das reservas sólidas, da situação clara de solvência e, mais recentemente, pelo maior vigor da economia, que o Brasil vai chegar ao grau de investimento ainda este ano.

Inflação

Sobre a alta recente da inflação, Mantega destacou que ela está rigorosamente dentro do centro da meta. "Estamos com uma situação confortável de inflação", disse ele contrapondo com a situação da Europa, que vive, segundo ele, um dilema por conta da forte inflação de alimentos. O bloco econômico europeu discute se sobe o juro por conta da alta dos preços ou se o corta para promover a atividade econômica, afetada pela crise que teve origem nos Estados Unidos.

As declarações de Mantega foram dadas na portaria do Ministério, quando o ministro deixava o local para um encontro no Palácio do Planalto.

Voltar ao topo