Líderes da UE mudam detalhes de fundo de resgate

Líderes europeus reunidos nesta quinta-feira em Bruxelas concordaram em alterar detalhes de um acerto feito no início da semana com relação ao estabelecimento de um fundo permanente de resgate financeiro.

O Mecanismo de Estabilidade Europeu (ESM, nas iniciais em inglês) manteve a meta de capacidade de empréstimo em 500 bilhões, mas sofreu alterações nos prazos de depósito do capital pago do fundo.

Agora, no entanto, ele será iniciado com 16 bilhões em capital pago em 2013, abaixo da proposta anterior de 40 bilhões. Depois, 16 bilhões serão depositados anualmente até que, ao término de cinco anos, o capital pago do ESM alcance 80 bilhões.

O montante do capital pago é o mesmo acertado pelos ministros das Finanças dos países da zona do euro em uma reunião realizada em Bruxelas na segunda-feira, mas o prazo de depósito foi elevado de três para cinco anos.

As mudanças ocorreram porque a chanceler alemã Angela Merkel pressionou para que o período de depósito do capital pago do mecanismo fosse estendido em dois anos a mais em relação à proposta anterior.

O ESM contará com uma linha de suporte de 720 bilhões em capital sujeito a resgate. No entanto, se algum socorro financeiro for pedido antes do depósito dos 80 bilhões em capital pago, os países terão de elevar as garantias. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo