Italianos fazem greve contra plano de austeridade

Trabalhadores vinculados ao maior sindicato da Itália fazem uma greve hoje contra os cortes de gastos de um plano de austeridade do governo do primeiro-ministro Silvio Berlusconi. A intenção da administração italiana é controlar o déficit público. Há protestos em Roma, na cidade de Nápoles, no sul do país e na capital econômica da Itália, Milão.

A paralisação foi convocada pelo sindicato CGIL. No transporte público, o protesto foi limitado a apenas quatro horas, enquanto outros trabalhadores do setor público e privado cruzaram os braços por oito horas. Em Milão, as três linhas de trem subterrâneo estavam operando normalmente, segundo a companhia ATM. Já em Roma, no aeroporto de Fiumicino, cinco voos haviam sido cancelados até as 6 horas (horário de Brasília).

Alguns pilotos, comissários de bordo e funcionários de aeroportos fizeram uma greve das 5 às 9 horas (de Brasília). Já o transporte ferroviário deve ser afetado no período entre 9 e 13 horas. No entanto, o operador nacional no setor de trens, Trenitalia, garantiu que não haverá problemas para os usuários.

A previsão era de que os trabalhadores do setor de ferry, que operam para as várias ilhas da Itália, os operadores de portos e os funcionários de pedágios nas estradas cruzassem os braços por quatro horas. A recomendação para os caminhoneiros era para que eles parassem o dia todo.

Em uma tentativa de melhorar as finanças públicas e passar confiança aos mercados, o governo de centro-direita aprovou no mês passado um plano de austeridade no valor de 24,9 bilhões de euros, válido para o período entre 2011 e 2012. Com as medidas, o governo Berlusconi pretende reduzir o déficit público para 2,7% do Produto Interno Bruto (PIB) da Itália num período de dois anos. Assim, o país se adequaria à meta da União Europeia (UE) de que o déficit dos países-membros não supere 3% do PIB. Atualmente, o déficit italiano é de 5,3% do PIB.

Em maio, o governo italiano reduziu sua previsão de crescimento do PIB para 2011, de 2,0% para 1,5%. O governo espera que o país cresça 1%, em 2010, e 2,0%, em 2012. Os trabalhadores na região do Piemonte e da Ligúria, no norte italiano, e da Toscana, no centro do país, planejam fazer uma greve no dia 2 de julho. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo