Inflação menor fará reduzir os juros

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse que a queda na inflação vai permitir o corte da taxa básica de juros da economia brasileira – a Selic. Até agora, todos os recentes índices de inflação divulgados mostraram que a alta dos preços já perdeu fôlego em relação ao mês de novembro, quando atingiu seu pico.

O IGP-M – índice que reflete primeiro a queda da cotação do dólar -, por exemplo, atingiu 1,34% na primeira prévia de janeiro, segundo divulgou a Fundação Getúlio Vargas. Na primeira prévia de dezembro, o índice havia ficado em 2,61%, quase o dobro da taxa atual.

No entanto, Meirelles não garantiu que, por conta disso, já está garantida uma redução dos juros já na próxima reunião do Copom (Comitê de Política Monetária, do Banco Central), que acontece dentro de duas semanas. “Vamos cortar os juros quando verificarmos que a inflação está caindo e já houver uma convergência com a meta [de até 6,5% em 2003]”. Ou seja, ele deixou aberta a possibilidade de esperar mais para começar a reduzir a taxa Selic.

Voltar ao topo