Incubadora do Tecpar tem duas novas empresas

A Incubadora Tecnológica de Curitiba – Intec está recebendo duas novas empresas. Já estão desenvolvendo seus projetos na incubadora do Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar a Henger Solutions e a Calvo?s Development, com propostas que visam suprir as deficiências do mercado nacional.

A Henger Solutions desenvolve um sistema de acesso remoto às vending machines – aquelas máquinas automáticas para venda de cafés e refrigerantes. O trabalho começou no hotel tecnológico do Cefet e agora seus criadores vão finalizar o produto e abrir o mercado dentro da incubadora, uma vez que já existem clientes interessados.

Atualmente, todo o controle dessas máquinas é feito no próprio local, desde a conferência de estoque e verificação dos produtos que estão faltando até o controle do dinheiro ali depositado para a compra de produtos. O sistema em uso exige o deslocamento de funcionário – ou funcionários, no caso de seguranças para a contagem do numerário – até a máquina, para anotar em planilha de papel e aí levar até a sede da empresa. O novo sistema desenvolvido pela Henger propõe soluções em telemetria e transmissão de dados e otimiza controle das máquinas à distância, evitando deslocamentos e ganhando tempo e não encontra similar de fabricação nacional.

Já a Calvo?s Development desenvolve o APVIS, software voltado a empresas de transporte ferroviário, que determina com precisão a forma de operação e condução de trens. Proporciona a otimização do processo, estabelecendo as melhores práticas e auxilia na investigação de causas de acidentes. Hoje esse controle é feito por uma série de relatórios e a proposta da empresa é a instalação de painéis dentro do próprio trem.

Atuando já em São Paulo com a ALL, em alguns pontos, a Calvo?s vem melhorando o processo da empresa ferroviária, permitindo melhor controle de consumo de combustível, tempo de transporte, manutenção e todo um pacote de informações daquela unidade de composição ferroviária.

?Todos os nossos incubados foram orientados para que, depois de graduados, tragam novas empresas para a Intec. Agora finalmente está acontecendo, com essa indicação da Daiken, que já é sucesso no mercado? – comenta Rosi Mouro, gerente da Incubadora Tecnológica de Curitiba, enquanto aproveita para informar que ainda existem vagas a novas incubadas, especialmente nas áreas de biotecnologia e meio ambiente, com salas preparadas para tal investimento.

A incubadora

Pioneiro ao inaugurar em 1989 a primeira incubadora tecnológica do Paraná, o Tecpar – órgão vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – incentiva novos empreendimentos como forma de contribuir para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Estado.

A Intec já graduou 26 empresas, que lançaram mais de 140 novos produtos no mercado e geraram 430 empregos diretos e 1.720 indiretos. Somente no último ano as empresas residentes já lançaram 19 novos produtos no mercado e faturaram aproximadamente R$ 757 mil.

Voltar ao topo