Imposto de Renda: benefícios da entrega antecipada

Mais que a tranqüilidade de evitar filas e congestionamentos na internet, a entrega antecipada da declaração do Imposto de Renda, que começa no dia 6 de março, pode trazer outras vantagens ao contribuinte. Para desfrutar dos benefícios, as empresas de contabilidade estão orientando os clientes a enviar a documentação exigida pela Receita Federal no início do prazo. Isso para evitar correrias e problemas como documentação incompleta.

A contadora Márcia Sprada Rossetim, sócia-diretora da Sprada & Rossetim, um dos mais conceituados escritórios de Curitiba, explica que, neste período de entrega de declarações, há um aumento de 50% no volume de trabalho. Parte deste movimento se justifica pela multiplicidade de serviços que o escritório oferece, como em casos em que a declaração é mais complexa e exige maior conhecimento do contador. “Cerca de 15% de nossos clientes hoje são contribuintes brasileiros que residem no exterior ou estrangeiros que residem no Brasil”, completa. Em situações como estas, diz Márcia, o volume de documentos exigidos é maior e o cuidado com as informações tem que ser redobrado em função do rigor da Receita.

“O contribuinte que antecipa a declaração é o primeiro a ser restituído”, ressalta Juarez Miguel Rossetim, também sócio-diretor do escritório. Outra vantagem de contratar um serviço especializado no início do prazo, segundo ele, é a consistência da declaração e o respaldo que o cliente terá do contador. “Além da confiança, o prazo será maior para o profissional verificar com calma todos os benefícios a favor do cliente. Vantagens que muitas vezes são desprezadas numa declaração simplificada”, afirma.

Ele alerta, no entanto, que a escolha de um especialista habilitado é fundamental. “Problemas gerados por uma declaração mal feita podem comprometer a vida do cliente durante cinco anos, prazo que a Receita Federal tem para contestar irregularidades ou informações obscuras nas declarações.”

Márcia explica que o preço dos serviços na empresa variam de acordo com a complexidade da declaração e acompanham os valores de mercado, mas garante que a qualidade do trabalho compensa o investimento.

A Receita Federal estará liberando o programa para entrega da declaração do Imposto de Renda pela internet em 6 de março. O prazo final se encerra às 20 horas do dia 30 de abril.

Voltar ao topo