IIF vê ‘sinais de vida’ em fluxos para emergentes, inclusive para o Brasil

O Instituto Internacional de Finanças (IIF) informou nesta quinta-feira, 8, por meio de uma postagem na rede de microblogs Twitter, que os fluxos de investimento de portfólio para mercados emergentes começaram a mostrar sinais de vida nos últimos dias. Na semana até 6 de outubro, esses fluxos ficaram em 54,7% no ranking de porcentuais, ou seja, eles excederam 54,7% de todas as observações feitas nos últimos cinco anos. Para se ter uma ideia da melhora, nos últimos 14 dias esse índice é de 16,7%, e nos últimos três meses, de apenas 2,8%.

Nos caso dos fluxos para ações, o índice ficou em 58,9% na última semana, de 21,7% nas últimas duas semanas e 1,6% nos últimos três meses. Nesse segmento, o IIF divulgou os dados sobre o Brasil. O índice para os fluxos de portfólio para ações brasileiras ficou em 69,9% na semana até 6 de outubro, o melhor entre os países listados pelo instituto. Nas últimas duas semanas, esse número era 46,9%, e nos últimos três meses, de 17,3%.

Já na renda fixa, o índice geral foi de 44,8% na última semana, de 20,4% nas últimas duas semanas e 5,4% nos últimos três meses. Nesse caso, o IIF não dá os dados do Brasil. O melhor país é a África do Sul, com índice de 88,9% na semana até o dia 6 de outubro, de 64,0% nas últimas duas semanas e 47,8% nos últimos três meses.

Voltar ao topo