Treta na Alep!

Renato Freitas não será punido por ter chamado Ademar Traiano de corrupto

Foto: Arquivo/Orlando Kissner/Assembleia Legislativa do Paraná

A representação disciplinar aberta na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) contra o deputado estadual Renato Freitas (PT) por ter chamado o presidente Ademar Traiano (PSD) de corrupto foi arquivada definitivamente. A decisão foi proferida nesta terça-feira (12) pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alep, que reconheceu a prescrição do processo administrativo.

A representação foi aberta no fim de 2023 após denúncia de Traiano por suposta quebra do decoro parlamentar. O petista chegou a ser condenado, por três votos a dois no Conselho de Ética da Alep, a receber uma advertência por escrito. A decisão, porém, foi alvo de recurso da deputada Ana Júlia Ribeiro (PT).

De acordo com a deputada, que já havia apresentado um voto em separado pedindo a absolvição de Freitas no Conselho de Ética, a data da contagem do prazo no processo se iniciou antes do que a apontada por outros parlamentares. “O caso acabou em 15 de fevereiro e deve ser arquivado, pois está prescrito. Não podemos ferir os princípios da legalidade e continuar com esse processo”, afirmou a deputada.

O relator da proposta, deputado Arilson Chiorato (PT), reconheceu a prescrição do processo administrativo, determinando seu arquivamento sem qualquer punição para Freitas. Os deputados Luiz Fernando Guerra (União), Fábio Oliveira (PODE) e Márcio Pacheco (Republicanos) se abstiveram da votação sob a alegação de falta de acesso ao processo administrativo.

Freitas denunciou Traiano por quebra de decoro; ação foi arquivada

Em resposta à ação movida por Traiano, Freitas denunciou o presidente da Alep no Conselho de Ética da Casa por ter negociado e recebido propina para renovação do contrato da TV Assembleia em 2015. O crime foi admitido pelo parlamentar em Acordo de Não Persecução Penal (ANPP), firmado com o Ministério Público do Paraná (MP-PR) e homologado pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) no final do ano passado, mas o processo foi arquivado.

No parecer votado pelo Conselho de Ética, o relator, deputado Matheus Vermelho (PP), argumentou que o requerimento deveria apresentar os “supostos fatos atinentes às acusações” contra o presidente da Alep, “elencando o conteúdo probatório”. Em fevereiro, o TJ-PR tornou público os documentos que envolvem o acordo que evitou o processo penal por corrupção passiva contra Traiano. No entanto, as provas e os depoimentos do caso seguem em sigilo absoluto, imposto pelo Judiciário paranaense.

O deputado Vermelho justificou que não seria possível realizar a investigação por quebra de decoro pelo fato denunciado ter ocorrido em uma legislatura anterior. “Imperioso concluir pela impossibilidade jurídica do prosseguimento da representação, haja vista a não contemporaneidade entre os fatos narrados e o mandato parlamentar, condição de admissibilidade da representação por quebra de decoro parlamentar, em vista de que a representação alude a fatos anteriores”, afirmou no parecer, que foi aprovado com dois votos.

Freitas é alvo de outros dois novos processos na Comissão de Ética, representações dos deputados Ricardo Arruda (PL) e Tito Barrichello (União). “Uma delas, particularmente, versa sobre uma suposta questão de racismo reverso, o que demonstra claramente uma tentativa contínua de perseguir o mandato de Renato Freitas e de pessoas próximas ao deputado, na tentativa leviana de forjar alguma ilegalidade”, rebateu em nota a assessoria de Freitas.

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

Você já viu essas?

Rainha do papel! Uma matérina incrível para ficar com o coração quentinho!
Alma de artista!

Rainha do papel! Uma matérina incrível para ficar com o coração quentinho!

Essa mulher é responsável  pelo sorvete de frutas mais consagrado de Curitiba
Deliciosos!!

Essa mulher é responsável pelo sorvete de frutas mais consagrado de Curitiba

Qual é o cúmulo da honestidade? O que aconteceu aqui é de tirar o chapéu!
Comprovante esquecido

Qual é o cúmulo da honestidade? O que aconteceu aqui é de tirar o chapéu!

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.