Greve afeta atendimento bancário na RMC

O primeiro dia da greve dos bancários terminou com 91 agências fechadas ontem em Curitiba e região metropolitana (RMC), além de onze centros administrativos sem funcionamento.

O saldo é do Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, estimando que, do total de 18 mil funcionários, aproximadamente 12 mil não tenham trabalhado ontem. Em todo o País, foram mais de três mil agências paralisadas.

“Quase a totalidade de agências da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Banco do Brasil parou na RMC, assim como grandes centros do HSBC e algumas agências de bancos privados. Esperamos que nacionalmente a adesão atinja a mesma proporção, para que se tenha pressão que pode motivar a volta de uma mesa de negociação com os bancos”, espera o presidente do sindicato, Otávio Dias.

Em Curitiba, a categoria vai promover uma assembléia diária, sempre às 17h30, para fazer a avaliação do movimento e organizar o dia seguinte. Segundo o sindicato, entre os centros administrativos que não funcionaram ontem estão os da Vila Hauer, Kennedy, Xaxim e Palácio Avenida (HSBC); Tiradentes, Champagnat, Portão, Rockfeller e São José dos Pinhais (Banco do Brasil); Conselheiro Laurindo, Carlos Gomes e Mauá (CEF).

Impacto

A estratégia dos bancários é focar a paralisação em centros administrativos, para causar menos impacto na população e ter mais ênfase nos serviços administrativos, o que teria efeito direto na Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), forçando nova proposta.

Os bancos chegaram a oferecer reajuste de 7,5% no último dia 24, o que foi rejeitado pelos bancários. A categoria exige reajuste de 13%, que contempla 5% de aumento real. Outras reivindicações são mais investimento em segurança nas agências e imediações, mais contratações e aumento na participação nos lucros e resultados.

O sindicato pretende entregar imagens à Justiça do Trabalho que demonstram que alguns trabalhadores estariam sendo convocados para iniciar o expediente de madrugada para burlar a greve, o que vai contra uma decisão judicial expedida no fim de setembro.

Opções

Em nota, a Fenaban informou que “confia que chegará brevemente a um acordo com os sindicatos de bancários sobre a convenção coletiva de trabalho da categoria”.

A Fenaban orientou os consumidores que tiverem dificuldades em pagar contas para recorrer a casas lotéricas, agências dos correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados, assim como internet banking, telefone e mobile banking (operações feitas pelo celular).

Funcionam normalmente os serviços de compensação de cheques, transferência de recursos via Documento de Ordem de Crédito (DOC) ou Transferência Eletrônica Disponível (TED), recolhimento de depósitos e pagamentos nos caixas eletrônicos. As contas que estiverem dentro do prazo de vencimento também podem ser pagas por meio das centrais telefônicas dos bancos.