Gasolina vai baixar mais

Brasília – O Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool publicou ontem no Diário Oficial da União a resolução que fixa em 25% o percentual obrigatório de adição de álcool etílico anidro à gasolina. Atualmente esse porcentual é de 20%. Segundo o presidente da União da Agroindústria Sucroalcooleira de São Paulo (Unica), Eduardo Pereira de Carvalho, com o aumento da mistura, o preço da gasolina cairá de 2% a 3% nos postos.

Na segunda-feira, em discurso no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva insistiu que o aumento da mistura do álcool na gasolina tem de redundar em novas reduções de preço nos combustíveis. “Quando a gente anuncia a redução do álcool na gasolina, o preço da gasolina aumenta imediatamente na bomba, no dia seguinte, e pode até estar com o tanque cheio de gasolina velha, que aumenta na hora. Mas, quando a gente anuncia a redução de preços, aí demora meses, e mesmo assim muita gente não baixa”, reclamou o presidente.

A adição de álcool à gasolina era de 25%, mas por problemas de desabastecimento, esse percentual foi reduzido para 20% desde 1.º de fevereiro. Agora, com a entrada da safra e o abastecimento normalizado, a incidência de álcool à gasolina voltará ao percentual anterior a partir de 1.º de junho.

Dados apresentados pelos usineiros ao presidente Lula mostram que os preços do álcool anidro, que é misturado à gasolina, recuaram 26,15% entre 7 de fevereiro e 23 de maio. Os preços do álcool hidratado (combustível) recuaram 21,66%.

Voltar ao topo