FHC: instabilidade não pode ser atribuída à possível vitória de Lula

O presidente Fernando Henrique Cardoso admitiu hoje que as turbulências nos mercados financeiro e cambial brasileiros não podem ser atribuídas à possibilidade de Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, vencer as eleições presidenciais. Ao final da Reunião de Cúpula do Mercosul, que acontece em Buenos Aires, FHC afirmou que o Brasil conta com instituições democráticas consolidadas, que garantirão as condições de governabilidade para seu sucessor, e destacou que o cidadão brasileiro ?não votará com medo?. ?Não gostaria de colocar a culpa em alguém ou em um fator (pela turbulência nas últimas semanas). A questão é complexa.

Os mercados têm impressão apressada sobre os dados eleitorais e as conseqüências eleitorais?, afirmou o presidente. ?Como presidente do Brasil, quero reafirmar que vivemos em uma democracia. Ganhe quem ganhe, vai governar com as instituições. Temos instituições fortes para que todos os brasileiros possamos votar sem medo.?

As declarações de Fernando Henrique Cardoso divergem de análises anteriores feitas por seus próprios ministros, de que a turbulência estaria associada ao avanço de Lula nas pesquisas de opinião de voto e, particularmente, à pouca clareza das propostas de governo do PT para a área econômica. FHC fez essa análise ao lado do presidente argentino, Eduardo Duhalde, que decidiu nesta semana antecipar em sete meses o final de seu mandato e convocar eleições presidenciais para março do ano que vem. Ou seja, Brasil e Argentina enfrentarão eleições e a renovação de seus governos em períodos muito próximos.

 

Voltar ao topo