Fazenda anunciará medidas para exportação de autos

O Ministério da Fazenda deverá anunciar nas próximas duas semanas um conjunto de medidas que objetivam aumentar o volume das exportações do setor de automóveis, segundo informou o ministro da Fazenda, Guido Mantega, sem especificar, no entanto, quais serão essas ações. Ele almoçou nesta segunda-feira (4) com representantes de entidades de classe que compõem a cadeia produtiva do setor automobilístico e recebeu uma série de propostas, que visam, principalmente, o aumento da capacidade produtiva das indústrias de automóveis e de autopeças e a ampliação das vendas externas do setor.

Também sem dar qualquer detalhe sobre as proposições, o ministro afirmou que o governo as estudará e que algumas delas poderão ser postas em prática num curto espaço de tempo. "Gostei das propostas que ouvi. São muito bem elaboradas e nós as levaremos em consideração", disse, ressaltando que parte delas "é exeqüível".

Mesmo sem o detalhamento, o ministro e os representantes das entidades de classe adiantaram que o cerne do projeto passa por um programa de incentivos fiscais e financeiros. Mantega considera que um dos grandes problemas a serem enfrentados pela indústria no curto prazo é a capacidade instalada do setor, que já se aproxima do seu limite. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a indústria deverá produzir 2,8 milhões de veículos neste ano, sendo que a capacidade total é de 3,5 milhões.

De acordo com o ministro, o governo decidiu enfrentar o desafio de ampliar fortemente a capacidade do setor, que representa 18% da receita da indústria manufatureira. "Queremos duplicar a produção (de veículos) brasileira nos próximos anos", disse Mantega.

Voltar ao topo