Fazenda abre processo contra empresas de factoring

O Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras), do Ministério da Fazenda, instaurou nesta semana processos administrativos contra três empresas de factoring por suposto descumprimento da legislação sobre combate à lavagem de dinheiro. O nome das empresas não foi revelado em comunicado distribuído pelo Ministério da Fazenda. Factoring é uma empresa que troca duplicatas, promissórias e cheques por dinheiro vivo.

As empresas de factoring vêm despertando a preocupação do Coaf pelo persistente descumprimento às normas de combate ao crime de lavagem de dinheiro, o que motivou o órgão a examinar o setor com atenção.

Segundo resolução editada pelo próprio Coaf, as empresas de factoring estão obrigadas a manter um cadastro dos clientes e registrar as operações por eles realizadas ou propostas, além de comunicar ao Coaf operações consideradas atípicas.

A suspeita de que as três empresas não estariam cumprindo essa resolução levou à abertura dos processos administrativos, cujas conseqüências para as empresas vão desde a advertência, aplicação de multas, suspensão temporária do exercício da atividade e até mesmo a cassação da licença de funcionamento.

Outros setores que estão no foco de atuação do Coaf, pelos mesmos problemas observados em relação às empresas de factoring, são as imobiliárias e empresas de comércio de jóias, pedras preciosas, objetos de arte e antiguidades.

Voltar ao topo