Estudo apresenta oportunidades de negócios no setor de Petróleo e Gás

O Sebrae no Paraná e a Petrobras, parceiras no Projeto da Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás no Estado do Paraná, vão realizar na próxima segunda-feira e terça-feira (dias 9 e 10), um Encontro Empresarial com as empresas participantes do Programa de Competividade Setorial do Petróleo e Gás do Paraná. Na segunda-feira serão apresentadas oportunidades de integração dessas empresas dentro da Cadeia Produtiva. Na terça-feira será apresentado o resultado do estudo da cadeia no Paraná e um diagnóstico que aponta oportunidades de inserção de micro e pequenas empresas nesse segmento e o fortalecimento dos pequenos negócios já existentes, a partir dos investimentos do setor no Estado.

Alguns nichos e atividades previamente levantados e que podem abrir espaço para as pequenas empresas são: terraplenagem; equipamentos, tubulação, solda, estrutura metálica, montagem, desenhistas temporários, mão de obra temporária, hospedagens, lanches, salão de beleza, academias, táxis, locação de veículos, coleta de lixo, vigilância, limpeza industrial, laboratórios bioquímicos, farmácias. De acordo com o Projeto, essas oportunidades estão no fornecimento de produtos e serviços para agentes da cadeia; em atividades decorrentes do efeito renda. Como hotéis, e no aproveitamento de espaços mercadológicos abertos pelas atividades da cadeia, como por exemplo, representações comerciais.

Setor em ascensão

O setor de petróleo de gás é um dos mais dinâmicos do País, respondendo por cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) e representa grandes oportunidades para os pequenos negócios. Nos últimos cinco anos no Brasil, o investimento no setor foi de 56,4 bilhões de dólares. No Paraná, 17 mil empregos foram gerados pelo setor e 1,4 bilhões de dólares foram investidos.

Programação:

O Encontro Empresarial será realizado na sede do Sebrae, em Curitiba. No dia 09, as atividades começam a partir das 15h30 e contam com a participação do diretor técnico do Sebrae no Paraná, Allan Costa e do gerente geral da Repar, João Adolfo Oderich. No dia 10, o encontro tem início às 16 horas, com a apresentação do Diagnóstico da Cadeia Produtiva do Petróleo e Gás do Estado do Paraná.

Voltar ao topo