Está aberta a temporada de liquidações no comércio

liquida050105.jpg

Promoções garantem o caixa das lojas e abrem espaço para novos estoques.

Lembra daquela roupa de você gostou e só não comprou por causa do preço? Pois é. Agora a mesma peça pode estar em promoção. Basta ter paciência e fôlego para dar uma olhada nas lojas, já que começou a temporada de liquidações. O comércio de bens e serviços, assim como supermercados, oferecem produtos com descontos de até 80%.

As vendas nesta época do ano tem dois focos claros: manter o movimento do caixa do estabelecimento, e arrumar espaço para os novos modelos que serão ofertados na próxima estação. O gerente Jorge Pereira afirma que as liquidações ajudam a movimentar o comércio nos meses de janeiro e fevereiro, quando tradicionalmente as vendas são fracas. Para atrair os clientes, os comerciantes tentam reduzir o máximo o valor das peças, principalmente das pontas de estoque (itens que não estão disponíveis em todos os tamanhos e cores). Pereira também confessa que as liquidações são um chamariz, "pois o cliente entra para ver a promoção e se não encontrar, cabe ao vendedor oferecer outras opções para não perder a venda".

A vendedora Andréia de Jesus dos Santos afirma que as peças que entram em liquidação são aquelas que não tiveram boa aceitação no final do ano. "Elas acabam saindo pelo preço de custo para girar a mercadoria", diz. A gerente Adriana Zalitz garante que a loja que não fizer liquidação nesta época do ano tem prejuízo. "Se não colocar o cartaz de liquidação na frente da loja, ninguém entra", fala. Ela também destaca que as liquidações são importantes para renovar o estoque e garantir sempre peças novas.

Oportunidade

Segundo o vice-presidente de Serviços da Associação Comercial do Paraná, Élcio Ribeiro, muitas empresas fazem liquidações programadas nesta época do ano. O perfil do consumidor, diz Ribeiro, é de quem compra à vista, e isso ajuda os lojistas a negociar mercadorias mais baratas, pois terão condições de pagar antes pelos produtos. Outra característica do consumidor deste período é o que busca bens pessoais, como eletrodomésticos e móveis. "No final do ano as pessoas escolhem os presentes de amigos e familiares, e reservam janeiro para as compras pessoais", cita.

Além disso, existem aqueles consumidores que esperam pelas liquidações. É o caso da estudante Rosângela Rodrigues, que garante encontrar peças mais baratas depois da euforia do final do ano. "Eu guardo o dinheiro para comprar em janeiro, porque encontro coisas mais baratas", revela. A vendedora Dirliane Chikuim entrou na loja atraída pelo cartaz da promoção, e como precisava comprar um presente, acha que fez um bom negócio. "Comprei uma peça boa que estava bem em conta, e só não levei uma para mim porque não encontrei o tamanho", diz.

Estilistas dão dicas para compras em promoções

Diante de tantas opções do comércio, é preciso ter cautela na hora da compra e verificar se realmente a peça em promoção será um bom negócio. A estilista Louise Alves orienta que, antes de comprar, é preciso pensar se a roupa irá combinar com algo que já se tem no armário, e com a pessoa.

Segundo ela, um erro do consumidor é levar peças que não combinam com o biotipo. "Não adianta levar só porque achou barato, tem que combinar com a pessoa", frisa. A dica de Louise Alves é comprar blusas brancas com poucos detalhes, saias e calças em cores pretas e tons pastéis, além de calças jeans.

Já o estilista Roberto Arad opina que as pessoas não devem esperar as liquidações para comprar, pois correm o risco de não encontrar mais as peças que gostaram. "A liquidação é roubada. Se você gostou, compre logo, ainda mais se a peça for de qualidade e durar no guarda-roupa". Mas se isso for inevitável, ele aconselha a fugir da moda (modelos que estão usando nas ruas) e procurar a tendência (algo que dura por vários anos). Entre as opções estão camisetas com corte reto e bom caimento (fugir das largas e com ombros caídos), regatas simples e confortáveis, calças jeans confeccionadas com tecido de qualidade e bom corte, e paletós femininos.

O estilista também destaca a importância da identidade da roupa. "Na hora de comprar uma camiseta, não busque só o preço, mas sim, sua identidade, pois ela precisa ter algo que identifique você", diz. Arad afirma ainda que é engano levar uma peça na esperança de emagrecer ou engordar para poder usá-la. Além disso, nunca levar algo por dó. "Se ver a roupa pendurada na arara, abandonada, nunca leve, pois você não vai usar", finaliza. (RO)

Procon alerta para cautela na hora da compra

Antes de ir em busca das liquidações, vale a pena seguir algumas orientações do Procon:

– fazer pesquisa de preço e ver se o produto está realmente em liquidação, pois as promoções podem confundir o consumidor

– não comprar por impulso, achando que se está barato vale a pena

– nas promoções do tipo ?leve 3 e pague 2? calcule o preço individual

– antes de comprar aparelhos eletrônicos faça o teste para verificar o funcionamento, e exija o manual e certificado de garantia

– se o produto for mercadoria de exposição e conter algum defeito, isso deve constar na nota fiscal, o que não dá direito a troca

– nos supermercados, verificar a data de validade e só compre se for consumir dentro do prazo

– os produtos em liquidação devem ter a mesma garantia para a troca dos demais produtos, ou seja, 30 dias

– o preço à vista deve ser o mesmo para pagamento com cartão de crédito

Quem tiver dúvidas pode ligar para o Disque Procon no 0800-411512.

Voltar ao topo