Empresas não monitoram e-mails de funcionários

Apesar de permitida pela legislação brasileira, o monitoramento dos e-mails enviados e recebidos em ambientes de trabalho ainda não é uma prática freqüente na maioria das empresas brasileiras. A questão ética da liberdade e privacidade sempre é colocada acima das questões de segurança das empresas. Para debater a legalidade e a ética dessa prática, o Comitê de Tecnologia da Câmara Americana de Comércio de Curitiba (Amcham-Curitiba) promove hoje (09) um debate com Renato Opice Blum, especialista no assunto.

No mês passado, a Justiça do Trabalho reconheceu, em segunda instância, a demissão por justa causa de um empregado de uma seguradora que distribuiu fotos pornográficas pelo e-mail da empresa. A seguradora ficou isenta de pagar todos as verbas rescisórias.

Mas, no geral, as varas de primeira instância da Justiça do Trabalho têm se manifestado contra as demissões por justa causa nesses casos, alegando violação do artigo 5´, inciso XII, da Constituição Federal, que estabelece o sigilo da correspondência e das comunicações.

A palestra será realizada a partir das 8h, no Parthenon (Rua Padre Anchieta, 2320). Informações pelo telefone (41) 335-0343).

Voltar ao topo