Desentendimentos no Porto impedem embarque

Representantes do Sindicato dos Arrumadores Avulsos do Porto de Paranaguá (Sindacapp) e do Sindicato dos Operadores Portuários do Paraná (Sindop) estiveram reunidos ontem o dia todo, na tentativa de chegar a um acordo. Desde sexta-feira, integrantes do Sindacapp estariam impedindo o trabalho de contratados pelo Sindop para cuidar da movimentação de cargas de um navio carregado com fertilizantes, de bandeira turca.

De acordo com o presidente do Sindacapp, Jeremias Thomaz de Souza, os trabalhadores avulsos não concordam com algumas atitudes adotadas pelo Sindop, entre elas a contratação de seis a oito pessoas para atuar nos guindastes. ?Eles estão fora do sistema, portanto não podem trabalhar?, apontou Souza. Segundo o presidente do Sindacapp, há cerca de 900 trabalhadores avulsos no Porto de Paranaguá – a maioria deles (cerca de 800) trabalham no ?funil? e outros 90 nos guindastes. Entre os trabalhadores do ?funil?, o salário médio é de R$ 2 mil, segundo Souza; o Sindop estaria propondo salário de R$ 900,00 com a contratação. Já entre os ?guindaceiros?, o salário médio é de R$ 4,5 mil, mas a proposta do Sindop seria de R$ 2 mil.

O Sindicato dos Operadores Portuários obteve na Justiça Medida Cautelar Inominada, com multa de R$ 100 mil/dia, para retomar os serviços. Segundo Souza, a expectativa era fechar acordo ainda ontem. As duas partes estavam reunidas desde as 9h, mas até o final da tarde não haviam entrado num consenso.

Em nota enviada ontem à imprensa, o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião de Mello e Silva, afirmou que o problema enfrentado hoje na cidade acontece principalmente por questões políticas, mas que muitas vezes superam a capacidade de diálogo. ?Os TPAs (trabalhadores portuários autônomos) perdem a razão ao usarem de violência. Mesmo respeitando a negociação entre TPAs e operadores, a responsabilidade sobre o que está acontecendo dá-se também por interesses políticos. As autoridades representadas na cidade em diversos segmentos, tentaram denegrir a administração do Porto de Paranaguá, tumultuando e contaminando a maneira de pensar dos TPAs?, disse. 

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