Correção do FGTS: Caixa faz mil pagamentos por segundo

A Caixa Econômica Federal (CEF) está fazendo uma média de mil pagamentos por segundo desde quarta-feira, quando iniciou a liberação do crédito complementar do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na boca do caixa.

Para acelerar o acesso ao crédito, 920 agências da Caixa vão estar abertas neste sábado em todo o País. O horário de funcionamento é o mesmo do atendimento bancário nos dias da semana. Os trabalhadores que têm até R$ 300 para receber, a título da correção monetária que foi expurgada do FGTS durante os planos Verão (janeiro de 1989) e Collor (abril de 1990), possuem a opção de pegar o dinheiro nas casas lotéricas, que abrem no sábado em horário mais flexível, geralmente das 8 horas às 20 horas.

Só podem sacar os recursos da conta vinculada do FGTS os trabalhadores que foram demitidos sem justa causa, se aposentaram ou são portadores de doença grave como aids e câncer. Se o trabalhador sacou os recursos em 1990, por exemplo, basta apresentar na Caixa a carteira de trabalho. Se não for esse o caso para o saque, o trabalhador terá de levar a uma agência o documento que comprova a sua condição de aposentado ou o termo de rescisão do contrato de trabalho.

A Caixa dividiu os trabalhadores em quatro grupos, de acordo com a data de nascimento. Podem procurar as agências da Caixa ou casas lotéricas neste sábado os trabalhadores nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março. Para sacar os recursos nos caixas eletrônicos, Caixa Aqui e lojas lotéricas, os trabalhadores também precisam ter o cartão do cidadão.

A partir de segunda-feira é a vez do pagamento na boca do caixa para os trabalhadores nascidos no segundo trimestre do ano (meses de abril, maio e junho). A partir de 11 de julho, serão atendidos os trabalhadores nascidos nos meses de julho, agosto e setembro. De 17 de julho em diante, serão atendidos os trabalhadores nascidos no último trimestre do ano (outubro, novembro e dezembro). A Caixa ainda não divulgou o cronograma completo de pagamento para os trabalhadores que têm até R$ 2 mil a receber. A primeira parcela deverá ser paga em julho e a segunda em janeiro de 2003.

Voltar ao topo