Consumo de energia

Copel trocará geladeiras de cidadãos de baixa renda

Doze mil famílias paranaenses de baixa renda receberam uma boa notícia da Copel: elas terão sua velha geladeira trocada por uma nova, que refrigera melhor, consumindo menos energia elétrica.

A ação, já anunciada aos consumidores contemplados residentes em Paranavaí e Umuarama durante reuniões realizadas nesta semana, integra o programa contra o desperdício de eletricidade, promovendo o seu uso eficiente e ajudando as famílias de comunidades carentes a reduzirem o valor da conta de luz.

Ao longo de 2007 e 2008, cerca de 100 mil residências em municípios paranaenses com grande número de consumidores de baixa renda foram alcançadas pelas ações do programa da Copel. A empresa conseguiu substituir 300 mil lâmpadas incandescentes e 6,8 mil refrigeradores velhos e obsoletos.

Neste ano, 80 mil famílias em 26 cidades do Estado receberam a visita de equipes técnicas credenciadas pela Copel para dar sequência ao programa. Em cada domicílio, foram entregues três lâmpadas fluorescentes compactas de 15 watts, que iluminam tanto quanto as lâmpadas comuns de 60 watts, mas consumindo quatro vezes menos.

Na mesma ocasião, os técnicos fizeram um diagnóstico energético do refrigerador existente no domicílio observando a época da fabricação, estado de conservação, ruído do motor, funcionamento do termostato e condições da borracha de vedação.

Com base nesses critérios, foram selecionados os casos em que a substituição do eletrodoméstico traria os maiores benefícios ao sistema elétrico em termos de redução do consumo.

No momento em que receber o refrigerador novo, a família contemplada assinará um documento, permitindo a retirada do aparelho antigo, que será encaminhado pela Copel para reciclagem, e comprometendo-se a permanecer com o equipamento doado por no mínimo de 2 anos.

As geladeiras, com 240 litros de capacidade e selo de eficiência do Procel Programa Nacional de Combate ao Desperdício de Eletricidade estão sendo adquiridas pela Copel por licitação, com recursos do seu Programa de Eficiência Energética.

Esse Programa compreende diversas ações voltadas a combater o desperdício de eletricidade em todas as categorias de consumo, atendendo a um compromisso legal que também integra o contrato de concessão firmado por todas as distribuidoras de energia com a Aneel de destinar parte das receitas provenientes das contas de luz para promover o uso racional e eficiente da energia.