Comércio vive expectativa para o Dia das Mães

Para quem ainda não comprou o presente para o Dia das Mães, é bom se apressar. O movimento nas lojas e shoppings de Curitiba está aumentando a olhos vistos, e a expectativa é que no sábado, véspera do Dia das Mães, o comércio se transforme em um verdadeiro formigueiro. Segundo previsão da Associação Comercial do Paraná (ACP), as vendas este ano devem crescer 6% em relação ao ano passado. Os shoppings, no entanto, apostam em crescimento de até 20%. A linha de confecções e calçados, juntamente com aparelhos celulares, lideram as preferências. Segundo a ACP, o preço médio do presente deve ficar em R$ 52,00, e a forma de pagamento mais utilizada deverá ser a prazo. O Dia das Mães é a segunda melhor data para o comércio, só perdendo para o Natal.

?O movimento vem aumentando bastante, principalmente desde o sábado passado?, confirmou a gerente de marketing do Shopping Curitiba, Alessandra Furtado. ?E não foi só aumento do fluxo de pessoas, mas das vendas também?, acrescentou. O Shopping Curitiba prevê crescimento de vendas de 15% sobre o ano passado e 18% no fluxo de pessoas. Segundo Alessandra, os itens mais procurados são da linha moda – confecções, calçados, acessórios -, seguida por aparelhos celulares e perfumaria. ?A febre dos celulares continua. Principalmente com as campanhas agressivas das operadoras.? No Shopping Curitiba, o valor médio do presente deve ser de R$ 150,00. Para incentivar as compras, o shopping está com a promoção ?Comprou Ganhou? – R$ 100 em notas fiscais de compras feitas até a próxima sexta-feira podem ser trocadas por uma caneca personalizada.

Também o ParkShopping Barigüi aposta num crescimento de 15% nas vendas para o Dia das Mães. Para quem ainda não comprou o presente e quer aproveitar o último fim de semana antes da data para fazer compras, as 200 lojas do Parkshopping Barigüi estarão abertas no sábado das 10h às 22h.

Já no Shopping Estação, a expectativa é de um aumento de 20% nas vendas, em relação ao ano passado. O Shopping Estação está distribuindo R$ 30 mil em prêmios na campanha de Dia das Mães. Ao todo, são 15 vales-compras no valor de R$ 2.000,00, cada. Para concorrer é necessário juntar R$ 50,00 em notas fiscais, trocá-las por um cupom e depositar na urna. Os sorteios são realizados diariamente, às 18h30, no próprio shopping.

O PolloShop está apostando no sorteio de um Xsara Picasso para aquecer as vendas. O consumidor que gastar R$ 25,00 em compras estará concorrendo ao veículo, com valor estimado em R$ 60.000. ?Procuramos um prêmio que contemplasse a mãe moderna que não se contenta com qualquer presente. O Xsara Picasso é um carro sofisticado e atende às expectativas de nossas clientes?, afirmou o diretor de marketing do PolloShop, Ivo Petris. ?Normalmente o movimento nas vésperas do Dia das Mães chega a ter um aumento de 35%, quando o shopping sorteia prêmios. Além de aumentar o movimento, há um estímulo maior para a compra?, destacou.

Vendas de eletrônicos 8% maiores

A demanda do varejo por produtos eletroeletrônicos em abril aponta que as vendas do setor para o Dia das Mães vão crescer em média cerca de 8% em relação a igual período do ano passado. Entre os produtos que deverão registrar maior volume de vendas no período, segundo Paulo Saab, presidente da Eletros (Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), destacam-se os liquidificadores, batedeiras e secadores/ modeladores – na linha de portáteis -, os aparelhos de DVD, televisores e câmeras fotográficas digitais – na linha de imagem e som -, e os refrigeradores, lavadoras automáticas e microondas, na linha branca.

Estudo realizado pela entidade sobre o impacto do Dia das Mães nos negócios do setor mostra que as vendas de geladeiras de até 300 litros costumam situar-se 5% acima da média histórica anual nos meses de março, e 2%, em abril – meses em que o varejo faz as encomendas para essa data. Nas geladeiras acima de 300 litros, a proporção é 8% maior em março e 10%, em abril.

No caso dos televisores de 14 a 22 polegadas, as vendas se situam 1% acima da média em abril, e 4% em maio. A sazonalidade é ainda mais expressiva nos televisores de tela grande. Os aparelhos com mais de 22 polegadas vendem 15% mais em abril e 24% acima da média em maio.

Estudo da Serasa indica que nesta semana que antecede a data, as vendas já cresceram 5,9% em comparação ao mesmo período do ano passado.

Voltar ao topo