Casa Branca apela ao Senado pela criação de empregos

A Casa Branca fez um apelo hoje ao Senado dos Estados Unidos para que aprove rápido uma legislação para estimular o crescimento no enfraquecido mercado de trabalho. Robert Gibbs, secretário de imprensa da Casa Branca, disse que a administração quer um projeto de lei que destine US$ 100 bilhões à geração de empregos.

“O presidente espera que o próximo projeto para a economia que o Senado trate seja este pacote”, disse Gibbs.

O plano deverá incluir um crédito fiscal para as empresas que contratem novos trabalhadores, aumentem salários ou expandam as jornadas de trabalho dos empregados, bem como gastos maiores na infraestrutura, disse Gibbs.

Ao mesmo tempo, ele disse que a administração do presidente Barack Obama pretende emprestar dinheiro que os bancos pagaram de volta ao Tesouro, após terem usado os recursos no pacote de socorro ao sistema financeiro, para prover esse capital às pequenas empresas.

“É óbvio que não estamos criando os empregos que gostaríamos, e eu acredito que alguma recuperação adicional ou crédito para estímulo é importante para criar novamente um ambiente positivo para as pequenas empresas” no qual elas se sentirão confiantes para contratar trabalhadores, disse Gibbs.

Na sexta-feira, o Departamento de Comércio informou que o Produto Interno Bruto (PIB) dos EUA cresceu 5,7% no último trimestre de 2009, a segunda expansão trimestral consecutiva.

Mas apesar das indicações de que uma recuperação está em curso, a taxa de desemprego nos EUA tem se mantido em 10% da força de trabalho.

As informações são da Dow Jones.