Brasil vai exportar trigo

Pela primeira vez na história, o Brasil passa de importador a exportador de trigo. Uma trading internacional com operações no Brasil fechou negócio para exportar 100 mil toneladas do produto brasileiro para destino não-declarado, mas possivelmente norte da África, segundo informações divulgadas ontem por operadores de mercado.

Os dois carregamentos, cada um com 50 mil toneladas, deverão partir em dezembro do porto gaúcho de Rio Grande.

“Como estávamos com excesso de produto e baixa liquidez doméstica, encontramos liquidez externa e viabilizamos o negócio”, afirmou Jairo Faccio, diretor da JF Corretora, empresa que cuidou da originação do trigo no Rio Grande do Sul para a trading que fechou a exportação.

“Estamos negociando e deveremos fechar mais um navio de 50 mil toneladas nesta semana”, afirmou Faccio.

Segundo alguns operadores do mercado, a multinacional Glencore seria a exportadora do trigo, atuando em conjunto com a JF Corretora.

Faccio afirmou que o valor do trigo soft gaúcho no negócio ficou em torno de 440 reais por tonelada FOB Rio Grande (152 dólares, no câmbio atual).

“Temos qualidade na safra atual e temos destinos interessados no Trigo”, disse o diretor da JF Corretora.

O Brasil está colhendo a maior safra de trigo dos últimos 14 anos, de 5,15 milhões de toneladas. Produtores têm reclamado da falta de liquidez do mercado doméstico, o que fez com que os preços caíssem e se tornassem atrativos para o mercado exportador.

Tradicionalmente, o Brasil importa grande quantidade de trigo para atender o consumo doméstico, estimado em 10,5 milhões de toneladas.

Voltar ao topo