Brasil pode se aliar à UE contra barreira dos EUA ao aço

O Brasil poderá se aliar à União Européia (UE) e outros seis países no processo contra as barreiras ao aço impostas pelos Estados Unidos. O País é o único que não faz parte, até agora, da coalização montada pela UE na Organização Mundial do Comércio (OMC) para questionar o protecionismo norte-americano.

No início de março deste ano, os Estados Unidos implementaram uma tarifa de até 30% sobre as importações de aço de todo o mundo, inclusive do Brasil. Washington alegou que os produtos importados estariam levando as empresas nacionais ao colapso.

Diante das barreiras, uma série de países, entre eles a China, Suíça, Japão, Coréia, Nova Zelândia e os europeus decidiram pedir a intervenção da OMC para julgar se a medida norte-americana estaria violando as regras do comércio internacional.

O Brasil, porém, optou por questionar os Estados Unidos de forma independente. A estratégia era tentar conseguir que Washington aceitasse o argumento do Itamaraty de que os produtos brasileiros não eram responsáveis pelas dificuldades enfrentadas pela indústria norte-americana.

Voltar ao topo