Austrália lidera venda de minério à China; Brasil em 2º

A Austrália liderou, por uma ampla margem, a lista de embarques de minério de ferro para a China em julho, segundo dados divulgados pela Administração Geral da Alfândega nesta segunda-feira. O Brasil ficou em segundo lugar

A China importou 27,5 milhões de toneladas de minério de ferro australiano em julho, 52% a mais do que no mesmo mês do ano passado, contradizendo relatos recentes da mídia segundo os quais as importações de minério da Austrália tinham diminuído significativamente depois que empregados da Rio Tinto foram acusados de suborno e espionagem nas negociações do preço de contrato anual para o minério.

A China importou um recorde de 58,1 milhões de toneladas de minério de ferro em julho, e 355,3 milhões de toneladas no acumulado dos sete primeiros meses do ano. Nesse período, os embarques da Austrália somaram 149,1 milhões de toneladas, 45% acima do registrado no mesmo intervalo do ano passado, o que significa que a Austrália respondeu por 42% das importações chinesas de minério no período.

As exportações de minério do Brasil para a China alcançaram 12,3 milhões de toneladas em julho, com um crescimento de 42% sobre julho de 2008. No acumulado de janeiro a julho, o Brasil exportou 73,1 milhões de toneladas, 23% a mais do que nos sete primeiros meses do ano passado. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo