economia

Atividade no 4º trimestre de 2018 teve ritmo aquém do esperado, diz ata

Na ata do último encontro do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, divulgada na manhã desta terça-feira, 26, os membros do colegiado reconheceram que o ritmo da atividade econômica ficou abaixo do esperado no quarto trimestre de 2018, gerando um carregamento estatístico desfavorável para o início de 2019.

Conforme a ata, as projeções de crescimento para o PIB – inclusive aquelas compiladas no Relatório de Mercado Focus – recuaram desde a divulgação das Contas Nacionais para o último trimestre do ano passado, refletindo, em boa medida, o nível mais baixo para o Produto Interno Bruto ao fim de 2018 – ou seja, o chamado carregamento estatístico.

Além do carregamento estatístico, o BC avalia que “parte das revisões para o crescimento em 2019 parece refletir, também, indicadores preliminares disponíveis para os primeiros meses do trimestre corrente”.

Apesar das revisões, o Copom indicou que “as projeções para o crescimento do PIB na margem – ou seja, do primeiro ou segundo trimestres em diante, em relação aos trimestres anteriores – não sofreram alterações relevantes”. “Essa dinâmica é consistente com o cenário básico do Copom, de recuperação da economia brasileira em ritmo gradual”, acrescentou o colegiado.

Voltar ao topo