Desembargador alagoano é o mais votado para lista do STJ

O desembargador Humberto Eustáquio Soares Martins, 49 anos, do Tribunal de Justiça de Alagoas e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Alagoas, foi eleito, hoje, pelos ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) para integrar a lista da qual sairão os sucessores dos ministros Sálvio de Figueiredo Teixeira e Franciulli Netto.

Humberto Martins foi o mais votado. Ele foi eleito com 19 votos, em primeiro escrutínio, junto com mais dois desembargadores: Jorge Mussi, de Santa Catarina, e Massami Uyeda de São Paulo, que tiveram 18 e 17 votos, respectivamente. O desembargador Joaquim Herculano Rodrigues, de Minas Gerais, foi o quarto escolhido, em segundo escrutínio com 18 votos.

A lista com os quatro nomes será encaminhada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que indicará os dois magistrados para integrar o STJ. Após aprovação em sabatina pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e pelo Plenário do Senado Federal, os magistrados serão nomeados ministros do STJ.

A eleição de Humberto Martins e dos outros três desembargadores aconteceu no Pleno do Superior Tribunal de

Justiça. Concorrem 203 candidatos, cujos nomes foram enviados ao STJ pelas presidências dos Tribunais de Justiça. Os 30 ministros que atualmente compõem o STJ participaram da votação.

Voltar ao topo