CUT anuncia festa do Trabalho, mas MP desaprova local

A Central Única dos Trabalhadores de São Paulo (CUT-SP) divulgou nesta segunda-feira (23) a programação da festa do 1.º de maio, data em que se comemora o Dia do Trabalho. Apesar de o Ministério Público Estadual não aprovar a realização do evento no Parque da Independência, no Ipiranga, ao que tudo indica a festa deve mesmo ocorrer neste local, diante da proximidade do evento e sem nenhuma outra alternativa encontrada até o momento.

A CUT-SP diz não estimar números para o público que irá conferir a festa, mas nos últimos três anos, quando ocorreu na avenida Paulista, mais de 1 milhão de pessoas estiveram presentes. Esta foi a principal razão para iniciar o impasse entre Ministério Público Estadual – que alega que o local não tem estrutura para um evento deste porte -, Prefeitura e CUT-SP. Entretanto, está acertado até o momento que a festa será mesmo no Parque da Independência.

O início da festa está agendado para as 12 horas, com a apresentação do cantor Zé Geraldo, e tem ainda uma série de shows programada. Dentre eles, a sambista Leci Brandão, a dupla sertaneja Bruno & Marrone, a rapper Negra Li e o cantor de MPB Chico César. O sambista Zeca Pagodinho está previsto para subir ao palco às 18 horas. Outros shows como Exaltasamba, Edu Ribeiro Harmonia do Samba, Jeito Moleque também integram a programação do evento.

Movimento sindical

Além da presença de dirigentes, de lideranças do movimento sindical e dos movimentos sociais, a CUT-SP, responsável pela organização do evento, convidou autoridades do universo político acadêmico e artístico. O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, está entre os convidados.

Voltar ao topo