Ajuda

Vaquinha tenta dar novo lar a protetora despejada com 80 cães e gatos

Foto: Arquivo Pessoal

A protetora Katia Nascimento precisa desocupar o imóvel em que mora há cinco anos com 80 cachorros e gatos, no bairro São Braz, em Curitiba, neste mês de julho. Ela recebeu a notificação de despejo porque o imóvel é alugado e os proprietários perderam uma ação judicial em que o local estava envolvido.

Devido a quantidade de animais que acolheu e dá suporte, Katia não consegue alugar uma nova casa com terreno amplo para abrigar a todos. Sempre que sabe-se que ela mudará para o local com 80 animais a negociação de locação trava.

+ Conheça o blog Amigo Fiel, da Tribuna.

Por isso, o projeto Saimaa – um grupo de voluntários que apoia ações altruístas na capital paranaense e municípios do entorno – criou uma vaquinha on-line para arrecadar doações e dar entrada na compra de um imóvel para a Katia Nascimento. A meta é conseguir R$ 350 mil nos próximos dias.

Até a manhã desta quarta-feira (5 de julho) havia sido arrecadado apenas R$ 23,4 mil através da doação de 300 pessoas. “Nós acreditamos que é possível tocarmos o coração das pessoas que vivem aqui na região de Curitiba para buscar um novo abrigo, um novo lar, para a Katia e os 80 cachorros e gatos que ela cuida. Conhecemos a devoção que ela coloca no trabalho de cuidar desses animais e resolvemos ousar. Queremos reunir doações para comprarmos um local com espaço para que a Katia e sua família de pets possam viver”, disse Fabíola Coradin, voluntária da Saimaa e organizadora da vaquinha.

“Mas tudo isso de bicho”?

“Eu nunca saí procurando animal. Alguns pensam: ‘ela é louca, é doente, é uma acumuladora’. Não! A região é um local de abandono de animais, tem um local até que é conhecido como ‘lixão’. Então, já encontrei caixas de gatinhos filhotes ainda com olhos fechados, cães velhos, cachorros cegos… Eu perdi a conta de quantos animais já resgatei. Eu acho que desde que estou aqui, já resgatei uns mil animais”, contou Katia Nascimento sobre viver atualmente com 80 cães e gatos.

+ Veja mais: Último contato do piloto e forte estrondo; Tudo o que se sabe sobre o desaparecimento de avião no Paraná

As doações para uma nova casa para a protetora estão sendo coletadas pelo site Vakinha neste link. A chave Pix é 3811160@vakinha.com.br.

A protetora Katia Nascimento nasceu e cresceu na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Com cerca de 8 anos, começou a pedir ajuda para estudantes de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para cuidar de animais machucados. Mora em Curitiba desde os 17 anos. Mudou-se para o Paraná logo após casar e trouxe consigo 12 pets.

A cuidadora já morou e era proprietária de um salão de beleza no bairro Água Verde. Na época, tinha 15 cães. Depois, morou em uma chácara em Campo Magro, quando tinha 14 cães e 7 gatos. Logo a população pet aumentou e cuidava de 98 cães quando, em 2018, mudou-se para o bairro São Braz.

Katia sempre teve uma condição financeira estável e não dependia de ajuda para cuidar dos animais. Na pandemia de covid-19 ficou sem trabalho, então, começou a precisar de doações para manter a alimentação e a saúde dos cães e gatos que cuida. Desde 2021, a Saimaa apoia a Katia e mobiliza voluntários para arrecadar ração e recursos para prover os cuidados aos animais.

+ Leia também: Vandalismo e furto mudam infraestrutura de importante avenida de Curitiba

A Saimaa é uma associação sem fins lucrativos, políticos e religiosos com sede em Curitiba com a missão de ser a ponte entre as pessoas com vontade de fazer o bem e as instituições que lutam constantemente para trazer alento às pessoas em situação precária. Atualmente, sete projetos sociais são apoiados: Educação Fraterna; Grupo de Caridade Dr. Roberto Silveira; Espaço Fraterno “Neyda Ulysséa”; Projeto Ninar e Projeto Katia Protetora.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.