RMC

Tremor de explosão em Bocaiúva do Sul foi sentido até no RS

explosao em deposito de dinamite

Tremores gerados pela explosão na fábrica Explopar, em Bocaiúva do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), no último sábado (8), foram sentidos até na cidade de Canela, no Rio Grande do Sul, a 490 quilômetros de distância em linha reta, segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). O registro da explosão aconteceu exatamente às 15h25’43’’ e em dois minutos alcançou a estação. Os primeiros sinais chegaram nas estações de Pitanga, no Paraná, e Fartura, em São Paulo. As ondas no solo se movimentaram a 10 km/s.

“O evento foi sentido num raio de 200 km a 400 km de distância. Nós ficamos em dúvida no começo, mas consultamos as defesas civis municipais e constatamos que o impacto foi oriundo da explosão. Os horários indicam isso”, explica José Roberto Barbosa, técnico do Centro de Sismologia da USP. “As ondas foram sentidas também em Londrina e Francisco Beltrão. E tivemos relatos de pessoas que ligaram relatando o tremor em Paranaguá e na Ilha do Mel”.

O Centro de Sismologia tem 100 estações no país e não registra eventos desse caráter porque as causas não foram naturais. Segundo Barbosa, quando um terremoto de ao menos magnitude 5 na Escala de Richter atinge o Japão, o Brasil recebe as informações em menos de 20 minutos, dada a velocidade do impacto.