Dois ocupando o mesmo lugar

Superlotação causa revolta em detentos em Colombo

A superlotação na delegacia sede de Colombo, gerada pela transferência de 30 presos vindos do Alto Maracanã, causou revolta e tumulto entre os presos, na noite de quarta-feira (31), que decidiram tumultuar a carceragem com muitos gritos e barulho. Policiais militares e uma equipe do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) permaneceram até a madrugada de ontem na carceragem revistando os presos.

Os detidos foram transferidos na manhã de quarta-feira (31) para a delegacia sede, depois de fazer um buraco na parede de uma das celas mais cheias do Alto Maracanã, durante a madrugada de quarta. A tranferência foi feita para que a cela fosse reparada e a previsão é de que eles voltem ao Alto Maracanã ainda nesta tarde.

No entanto, a superlotação temporária na delegacia sede, que ficou com 130 presos num espaço destinado para 24, muitos espalhados nos corredores da carceragem, deixou a situação bastante tensa, por causa do descontentamento dos presos.

Com medo de uma nova fuga, os investigadores pediram apoio da Polícia Militar e do Cope para fazer uma “Operação Bate Grade”, ou seja, uma revista em todas as celas em busca de buracos e grades serradas. Foram apreendidas algumas armas artesanais. Uma marca na parede foi encontrada, mas acredita-se que seja o reparo de uma fuga antiga e não uma nova escavação. Ninguém fugiu e a situação foi normalizada na madrugada de ontem.