Capital ecológica?

Sequência de retiradas de árvores em bairro de Curitiba incomoda moradores

Foto: colaboração.

Funcionários da Prefeitura de Curitiba cortaram quatro árvores na Rua Bento Viana, no bairro Água Verde, entre terça-feira (29) e quarta-feira (30). É o que conta a jovem Raquel Beatriz Bretzke, 23 anos, que pela janela do apartamento viu a paisagem de um pedaço do bairro da conhecida “capital ecológica” rapidamente ficar menos verde.

Raquel diz que na terça a Rua Bento Viana, entre as avenidas Iguaçu e Silva Jardim, chegou a ser interditada para que os três cortes fossem realizados. Já a quarta ação começou na manhã desta quarta (30).

LEIA TAMBÉM:

>> Cenas fortes! Biarticulado sem limites destrói plataforma de embarque em terminal de Curitiba

>> Nova rede de supermercados atacarejo inaugura primeira loja em Curitiba

Conforme descrição da moradora, uma das árvores tinha porte pequeno: “dessas que são comuns na cidade e que florescem com flores rosas no verão”. A outra era alta e fina.

Já a terceira e quarta árvore eram grandes. A jovem explica que as árvores faziam sombra para pedestres, apartamentos e carros, principalmente durante o verão. “Ela foi completamente cortada, quando parece que uma poda seria o suficiente para diminuir o peso da árvore e abrir caminho para a fiação. Hoje de manhã os funcionários voltaram e cortaram uma quarta árvore, semelhante a essa”, reclama a moradora.

O descontentamento é geral. Raquel comenta que viu pedestres falando com os funcionários sobre a situação. O pai dela também foi conversar com os trabalhadores. Eles alegaram a ele que o corte era necessário porque plantas parasitas estavam crescendo nas árvores.

Para ilustrar a situação, ela tirou duas fotos pela janela do apartamento em que mora. A primeira imagem foi tirada na manhã desta quarta, quando as equipes estavam iniciando a poda da última árvore. A segunda foto é do início desta tarde. Veja:

Raquel garante que essa foi a única árvore que, até então, permaneceu com tronco e galhos. As outras três foram cortadas até a base do tronco.

O que diz a Prefeitura de Curitiba

Por meio de nota, o departamento de Arborização e Produção Vegetal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, confirma que as quatro árvores foram removidas na Rua Bento Viana.

“Todas estavam com risco de queda e apresentavam comprometimento fitossanitário. A remoção foi feita para evitar acidentes e queda sobre pedestres e carros na região”, informa o departamento.

Conforme a nota, novas árvores serão plantadas nos mesmos locais onde ocorreram as remoções.

A secretaria também explica que o serviço de podas e manutenção acontece em toda a cidade. Portanto, se constatado risco de queda, outros casos semelhantes podem ocorrer em Curitiba.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.