Melhoria

Rua que dá acesso a Unidade de Saúde é refeita em tradicional bairro de Curitiba

Obras de correção do traçado da Rua Isidoro Chanoski, no Vista Alegre. Foto: Levy Ferreira/SMCS

Segue em andamento a obra que vai dar um novo traçado para a Rua Isidoro Chanoski, no bairro Vista Alegre, que serve como acesso à Unidade de Saúde Bom Pastor e é rota do transporte público. A Secretaria de Obras Públicas realiza um conjunto de intervenções para melhorar a geometria da via, torná-la mais segura, acessível e eficiente tanto para motoristas como para pedestres.

As melhorias acontecem ao longo de 207 metros, desde a Rua José Casagrande até cerca de 50 metros para frente do cruzamento com a Estefano Joucoski e incluem a substituição e ampliação do sistema de drenagem para prevenir alagamentos, alargamento da faixa viária e implantação de novas calçadas que serão amplas e acessíveis seguindo o conceito do projeto Caminhar Melhor.

+ Leia mais: Shopping de Curitiba tem último dia de mega liquidação de inverno

De acordo com Rodrigo Araújo Rodrigues, secretário de Obras Públicas, a requalificação da Rua Isidoro Chanoski é mais um exemplo de obra que contribui para o desenvolvimento sustentável, a mobilidade urbana e a qualidade de vida das pessoas que dependem do sistema viário.

“Trabalhamos por toda a cidade em intervenções para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e para garantir a sustentabilidade e o desenvolvimento urbano e inovador de Curitiba”, diz Rodrigues.

+ Veja também: Nova linha de ônibus passa a funcionar nesta segunda-feira

Iniciadas na segunda quinzena de abril, as obras estão na fase de substituição e melhoria do sistema de escoamento das águas das chuvas, com a substituição de tubulações que estavam subdimensionadas. Atualmente a equipe trabalha na implantação de 300 metros de tubulações com diâmetros que variam de 40 a 220 centímetros.  

Correção geométrica

A próxima etapa será a correção da geometria da rua que em alguns trechos será alargada em cerca de 1 metro e em outros em aproximadamente 2,5 metros. “O novo traçado já está demarcado e será executado para permitir a implantação de aproximadamente 400 metros de novas calçadas”, explica Kayo Carvalho, engenheiro da Smop, fiscal da obra.

A última etapa será a recomposição do asfalto, nova sinalização e arborização, serviços que vão ser realizados até o final de setembro, período previsto para a conclusão da intervenção.  

Os trechos em obras estão sinalizados e por conta dos trabalhos há bloqueios e desvios na região. A alteração no trânsito foi coordenada pela Superintendência de Trânsito (Setran).

Sistema Viário

As obras integram um lote de intervenções similares para melhoria do sistema viário em toda a cidade. Há outra obra de correção geométrica e regularização de calçadas sendo executada no bairro Vista Alegre, além de uma intervenção similar inaugurada no bairro em abril pelo prefeito Rafael Greca.

+ Viu essa? Humorista Emerson Ceará abre restaurante nordestino em Curitiba

Na Rua Arthur Leinig a obra acontece no cruzamento com a Carlos Razera, na altura do Farol do Saber e Inovação Machado de Assis. Os trabalhos entraram na etapa final, com previsão para serem concluídos em aproximadamente 30 dias.

Em abril, foi entregue aos moradores do Vista Alegre a correção geométrica que acabou com o nó no trânsito que dificultava a mobilidade urbana na confluência das ruas Antônio Grade, João Tschannerl e João Carlos Pedrosa. A obra havia sido solicitada pelos moradores da região no programa Fala Curitiba, da Prefeitura.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.