Recesso na Alep

Renato Freitas terá decisão sobre denúncia de quebra de decoro apenas em 2024

Deputado estadual Renato Freitas (PT). Foto: Divulgação/Alep

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) adiou a decisão sobre a denúncia de quebra de decoro parlamentar contra o deputado Renato Freitas (PT) após os pedidos de vistas sobre o processo disciplinar na última reunião realizada no dia 11 de dezembro. O relator do caso, deputado Matheus Vermelho (PP), já havia sugerido a advertência escrita ao parlamentar petista.

LEIA MAIS – Terreno gigante em Curitiba é desapropriado para implantação da Reserva Hídrica do Futuro

Mas a deputado Ana Julia (PT) apresentou voto separado e o parlamentar Do Carmo (União) pediu vistas do voto. Dessa forma, a decisão sobre o futuro de Freitas ficará para 2024 devido ao período de recesso legislativo.

No parecer final, o relator afirma que o petista “vem desde o início do mandato adotando condutas incompatíveis com o decoro parlamentar” e que os “limites foram extrapolados” no último episódio investigado. Com isso, o histórico do parlamentar também teve “peso” na decisão de Matheus Vermelho pela advertência escrita.

LEIA AINDA – Praias do Paraná têm o primeiro boletim de balneabilidade do verão divulgado

No dia 9 de outubro, Freitas se dirigiu aos representantes de igrejas que estavam nas galerias da Assembleia se manifestando contra o aborto e chamou o grupo evangélico de “hipócritas”. O tom da discussão subiu no bate-boca com o presidente da Alep, Ademar Traiano (PSD), e o petista afirmou que o parlamentar é “corrupto”. Freitas ainda acusou a Assembleia de se tornar um palco de um “espetáculo de horrores que fez com que Curitiba se tornasse a capital do fascismo”.

Em entrevista coletiva, Freitas adiantou que pode recorrer, dependendo no resultado do processo. Na defesa enviada à Comissão de Ética, o deputado anexou o acordo de Traiano com Ministério Público do Paraná (MP-PR), em que admite negociação e recebimento de propina, que desencadeou uma crise na Alep e pressão contra a permanência de Traiano no comando da Casa.

LEIA AINDA – Antes alvo, Renato Freitas vira “flecha” e pede cassação de Ademar Traiano

“A pena em si é leve. Uma advertência escrita que tem mais um valor simbólico do que efetivo. Mas esse valor simbólico manda uma mensagem e que mensagem é essa? Aqueles que estiverem dispostos a dizer a verdade, sobretudo, em um caso de corrupção do dinheiro público, essas pessoas serão cassadas e perseguidas”.

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.