Partiu praia?

Praias do Paraná têm o primeiro boletim de balneabilidade do verão divulgado

Praia de Guaratuba, no Litoral do Paraná. Foto: Albari Rosa / arquivo Gazeta do Povo

Como está a qualidade da água nas praias do Litoral do Paraná e nas prainhas de água doce, nas costas Oeste e Noroeste do estado? Será que dá para aproveitar aquele banho refrescante, nestes dias quentes de verão? A resposta está no primeiro boletim de balneabilidade da temporada 2023/2024, divulgado nesta sexta-feira (22) pelo Instituto Água e Terra (IAT). Veja abaixo os boletins completos.

LEIA MAIS – Terreno gigante em Curitiba é desapropriado para implantação da Reserva Hídrica do Futuro

No boletim, foram considerados próprios para banho 64 dos pontos monitorados. Porém, dos 76 locais verificados semanalmente, segundo o IAT, 10 são historicamente impróprios devido às suas caraterísticas. A análise laboratorial é feita em localidades do Litoral (59 pontos) e em prainhas de água doce das costas Oeste e Norte do Paraná (17 áreas).

VIU ESSA? Tradicional panificadora de Curitiba vai inaugurar nova loja; Saiba quando

Nas praias do Litoral

Na faixa litorânea, os pontos impróprios são concentrados na foz dos rios que cortam a região (10), locais de drenagem das áreas urbanas que nunca são indicados para banhos ou práticas esportivas, como a foz do canal Caiobá, em Matinhos, e a foz do Rio Olho D’Água, em Pontal do Paraná.

Além deles, receberam a bandeira vermelha um ponto à direita do trapiche de Encantadas, na Ilha do Mel, em Paranaguá, e a Ponta da Pita, em Antonina.

Prainhas de água doce

Do outro lado do Estado, nas costas Oeste e Norte, as 17 áreas foram autorizadas para banho e recreação, nos municípios de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e Primeiro de Maio.

Próximos boletins

Os boletins de balneabilidade são disponibilizados toda sexta-feira pelo IAT, durante a temporada de verão, período em que há maior fluxo de usuários nos locais monitorados. As amostras de água são coletadas nas segundas-feiras e analisadas durante a semana no laboratório do instituto, em Curitiba.

Ao longo desta temporada de verão, serão emitidos oito boletins, até o dia 9 de fevereiro de 2023, na semana do Carnaval. A ação é parte do projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão.

Contaminação com esgoto e doenças

O monitoramento das águas verifica se há contaminação por esgoto sanitário clandestino e indica a possibilidade de uso dos espaços públicos para atividades de lazer, como natação, mergulho e esqui.

Para isso, utiliza-se o indicador Escherichia coli, uma bactéria existente no intestino dos seres humanos e dos animais de sangue quente. Quanto maior o número dessa bactéria na água, maior será a quantidade de esgoto e, consequentemente, maior a probabilidade da existência de organismos patogênicos (causadores de doenças).

As doenças mais comuns são gastroenterite, diarreia, doenças de pele e infecções nos olhos, ouvidos e garganta. Outras mais graves também podem ser transmitidas por meio da água, como hepatite A, cólera e febre tifoide.

A avaliação é feita seguindo determinações da Resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) nº 274/2000. Para saber os pontos monitorados e a qualidade da água indicada, acesse o site www.iat.pr.gov.br, no menu Monitoramento/Balneabilidade, ou ainda baixar o APP “Balneabilidade Paraná”, disponível para celular Android no Google Play.

Boletins de balneabilidade

Boletim Litoral

Boletim Costas Oeste e Noroeste

Você já viu essas?

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba
Denuncie!

Denúncia de crime ambiental para derrubada de centenas de árvores em Curitiba

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa
Clássico!!

Bar raiz em Curitiba “captura” clientes por horas; Comida boa, cerveja gelada e proteção do Papa

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões
Inteligência

“Uber” para caminhoneiros, empresa de Curitiba fatura milhões

Whatsapp da Tribuna do Paraná
RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.